terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Poupar para quando vier a cegonha

Cada vez mais os casais sentem a necessidade de fazer uma profunda análise à sua situação financeira antes de avançarem com a decisão de ter um bebé e infelizmente muitas pessoas em Portugal continuam a adiar esta decisão e a ter cada vez menos filhos devido a problemas económicos.
Mesmo aqueles casais que depois de ponderar chegam à conclusão de que conseguirão suportar os custos de um bebé, acabam por decidir cortar nalgumas despesas para dar uma ajudinha a esse sonho, afinal esse ser tão pequenino vem com muita bagagem.
Para ajudar outros casais que estejam a tentar poupar um pouco mais, seja para encarregar o seu bebé ou por qualquer outro motivo, aqui ficam 10 dicas de coisas que nós começamos a fazer aqui em casa e que consideramos que não são tão difíceis como poderia parecer à primeira vista.

  1. Fazer um orçamento mensal. Apontar todas as despesas que se faz ao longo do mês é essencial para saber que gastos são absolutamente necessários e onde podemos cortar um pouco. Hoje em dia já se podem descarregar folhas excel completas da internet para auxiliar esta tarefa. Depois é só guardar os recibos e facturas de todas as compras efectuadas ao longo do mês e passar essas despesas para a folha.
  2. Comer em casa. Além da comida caseira ser muito mais nutritiva e saudável, deixar de comer fora regularmente vai traduz-se numa imensa poupança. Aqueles que trabalham longe de casa ou têm uma pausa para almoço pequena, podem sempre optar por levar uma tacinha com a comida. Nos dias que não tiver muita paciência para cozinhar, uma sandes e um par de peças de fruta darão a energia necessária até à hora do lanche. Nos dias que puder ponha a mesa no jardim ou faça um piquenique num parque para sair um pouco da rotina.
  3. Preparar as idas ao supermercado. Fazer uma lista daquilo que necessita comprar e ir ao supermercado sem fome são dois dos melhores truques para evitar comprar produtos desnecessários. Outra boa técnica é evitar comprar os produtos que estão nas prateleiras centrais uma vez que esses são, regra geral os mais caros e estão assim posicionados para atrair a atenção da pessoa. 
  4. Fazer estudos de mercado. Comparar os preços de um determinado em várias lojas e buscar promoções tem um grande impacto naquilo que gastamos.
  5. Comprar um filtro de água. Além de ser mais prático no sentido em que deixamos de ter que vir do supermercado carregados com garrafas e garrafões de água, de melhorar a qualidade da água ingerida e de não nos termos que voltar a preocupar em ficar sem água, poupa-se ainda imenso dinheiro e reduz-se o consumo de plástico pelo que também é melhor para o meio ambiente.
  6. Usar lâmpadas economizadoras. Parece incrível mas a utilização de lâmpadas de baixo consumo, além de durarem mais, ainda podem diminuir a factura energética até 30% e têm ainda a vantagem de que são mais amigas do ambiente.
  7. Evitar os cartões de crédito. Apesar de serem muito úteis e práticos a desvantagem dos cartões de crédito é que a pessoa não tem percepção daquilo que está a gastar nem de quanto dinheiro ainda lhe resta. É melhor andar sempre com algum dinheiro na carteira e tentar não gastar mais que essa quantia.
  8. Não gastar em coisas prejudiciais. Produtos como o tabaco, o álcool e até o café em demasia podem e devem ser cortados pelo bem da saúde individual, familiar e pública. Cortar nestes produtos é ainda uma excelente forma de poupar dinheiro.
  9. Usar menos o carro. Se se fizer uma lista de coisas a fazer semanais poder-se-à tentar dar todas as voltas necessárias de uma só vez e assim sair menos com o carro. Por exemplo, pode-se escolher um dia semanal para ir ao supermercado e aproveitar esse dia para fazer outras pequenas compras que sejam necessárias. Usar os transportes públicos quando possível também pode diminuir consideravelmente as despesas em deslocações.
  10. Estipular uma quantia para guardar. Esta é uma das dicas mais difíceis de realizar mas que se for conseguida será a maior aliada à criação de um "pé de meia". Se se estipular uma quantia para colocar de lado, todos os meses, colocá-la numa conta e definir que não se pode mexer nesses dinheiro par as despesas normais, dará à família a tranquilidade de que se algum dia realmente precisarem têm lá aquela pequena quantia que pouco a pouco irá crescendo e que poderá ser usada em caso de necessidade. Cada família deverá definir a quantia a colocar de lado dependendo dos seus gastos e ingressos, não importa se são 20 ou 200€.

3 comentários:

  1. Fabi, mais um bom tema :D

    Posso dizer que consigo cumpri 7 destes 10. Nada mau :p

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Fabianne,
    Aqui está o meu 1º comentário :)
    Parabéns pelos excelentes tópicos que tens colocado.
    Bela lista que aqui tens. Destes tópico só não faço 1...o nº 5. Para além do evidente beneficio a nível ecológico, o preço não me convenceu! O jarro é barato mas os filtros são caros. Ainda estou a estudar se prefiro o ambiente ou a carteira :) :)
    Bjs
    Cenoura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade cenoura eu também dei muitas voltas a isso, principalmente porque aconselhavam a mudar o filtro a cada mês, mas depois encontrei uma marca mais barata e depois de muita pesquisa descobri que depende mais da quantidade de água que filtres que do tempo, e tendo em conta que de todas as formas os nossos objectivos são beber mais água, diminuir a nossa produção de lixo e não ter que andar sempre a caminhar para o supermercado e vir carregados de compras, acabámos por decidir comprar um. Ah a água da nossa zona também sabe muito mal o que foi mais um ponto muito importante para esta decisão.
      Mas aplaudo-te a ti e à Ana, nem sempre é fácil adoptar medidas para poupar, nem toda a gente está aberta a sugestões ;)
      beijoca grande

      Eliminar