sábado, 22 de dezembro de 2012

15 Mitos da Concepção

Assim que se toma a decisão de se ter um bebé e se começa a pesquisar um bocadinho sobre o tema para ter uma ideia do caminho a seguir, surge um sem número de conselhos, dicas e opiniões, vindos de todas as partes.
No entanto, nem todas as informações que encontramos são verdadeiras. Pelo contrário, muitas delas não passam de histórias e mitos que apenas nos levam em erro e nos baralham.
Por esse motivo, aqui fica uma lista de 15 mitos de concepção para dar uma ajudinha aos casais em treinos.


Mito 1: Fazer sexo todos os dias aumenta a probabilidade de concepção.
Realidade: Na luta da concepção muitas vezes importa mais a qualidade que a quantidade. Claro que para aumentar as probabilidades de conceber se deve fazer sexo regularmente, mas uma vez que o esperma pode viver entre 48 e 72 horas dentro dos órgãos reprodutivos femininos, apenas é recomendado fazer amor dia sim dia não. 
Acima de tudo é importante ter relações sexuais durante o período fértil da mulher pois os esforços do casal só vão dar frutos se acertarem com a ovulação.


Mito 2: A mulher não consegue engravidar se não tiver um orgasmo.
Realidade: Apesar de alguns estudos recentes relacionarem o orgasmo feminino com um pequeno aumento da probabilidade de conceber, este não é absolutamente necessário.
Claro que conseguir chegar sempre ao orgasmo tornará todo este processo mais divertido, mas forçar-se a conseguir um apenas vai trazer mais stress à equação. O melhor mesmo é que ambas as partes desfrutem desta fase de treinos e se para o casal o orgasmo for muito importante, então porque não tentar alguns preliminares, jogos e fantasias?  ;)


Mito 3: O ciclo menstrual começa quando aparecer spotting.
Realidade: Considera-se o inicio do ciclo menstrual o primeiro dia de sangramento com cor e fluxo normais. Pequenas perdas de sangue não são consideradas menstruação, pelo contrário podem ser um sintoma de que há algo errado no corpo da mulher.


Mito 4: Pode-se esperar até aos 40 anos para tentar conceber.
Realidade: Cada pessoa tem o seu próprio relógio biológico e cada família tem o seu próprio momento económico, físico, psicológico e emocionalmente ideal para ter um bebé, no entanto é importante ter em conta que à medida que a pessoa envelhece, aumenta a dificuldade de conceber. Por exemplo:
  • A fertilidade masculina diminui após os 35 anos de idade;
  • A partir dos 30 anos, uma mulher saudável apenas tem 20% de probabilidades por mês de conceber;
  • A partir dos 40 anos, as probabilidades da mulher conceber são de apenas 5% cada mês.


Mito 5: É impossível engravidar se se fizer sexo fora do período fértil.
Realidade: Há quem acredita que evitar os dias férteis da mulher é uma forma eficaz para evitar uma gravidez, no entanto esta crença é completamente errada. Apesar do período fértil ser a altura do ciclo feminino em que há maior probabilidade de conceber, o esperma pode sobreviver durante alguns dias dentro dos órgãos reprodutores femininos, pelo que a mulher pode ficar grávida mesmo mantendo relações sexuais fora do seu período fértil. 


Mito 6: É impossível engravidar se se tiver relações durante o período menstrual.
Realidade: Muitos casais pensam que durante a menstruação é impossível engravidar porque o novo ciclo acaba de começar, no entanto, apesar de ser raro, a mulher pode ter um ciclo especialmente curto e ficar grávida durante esta fase. 


Mito 7: Para engravidar é necessário praticar sexo na posição "missionário".
Realidade: Um casal pode conceber em qualquer posição e não há nenhuma indicação de que a posição missionário seja a melhor. Alguns especialistas concordam que posições nas quais o esperma seja depositado mais perto da cérvix são mais eficazes e que o facto de a mulher se manter na posição horizontal durante cerca de 10-15 minutos após a ejaculação aumenta as probabilidades de concepção, no entanto isso não significa que não se possa conceber sem recorrer a estes truques. 


Mito 8: Tem-se uma maior probabilidade de conceber se se estiver calmo e relaxado.
Realidade: Apesar de poderem afectar a ovulação, não existem estudos científicos que provem que o stress e a ansiedade afectem a concepção. O importante é a mulher conhecer o seu ciclo e saber quando é o seu período fértil. Casualmente, as mulheres mais "preocupadas" são as que se monitorizam melhor.


Mito 9: É fácil engravidar.
Realidade: Para algumas pessoas engravidar é fácil, para outras nem tanto. Regra geral um casal demora entre 6 e 12 meses a conceber, mesmo tendo relações sexuais frequentemente. Factores como a idade, o peso e o estado geral de saúde podem afectar a fertilidade, métodos contraceptivos hormonais afectam os níveis de hormonas no organismo feminino, podendo este levar vários meses a regularizar-se e podem ainda existir outros problemas nos sistemas reprodutores femininos e masculinos que dificultem a concepção, como trompas obstruídas e baixa contagem de esperma.
Muitas mulheres têm ainda um conhecimento limitado do seu próprio corpo e ciclo menstrual, não sabendo a altura do seu período fértil e tendo por isso mais dificuldade em engravidar.


Mito 10: Se já se tem um filho, será fácil voltar a conceber.
Realidade: Cada caso é um caso. Muita coisa pode ter mudado nos corpos do casal desde que tiveram o seu primeiro filho, que pode dificultar uma nova concepção. Por exemplo, a idade é um dos principais factores que afectam a probabilidade de concepção. De facto muitos casais são diagnosticados com infertilidade secundária, ou seja infertilidade depois do primeiro bebé. 


Mito 11: Ter períodos regulares é sinal de fertilidade.
Realidade: Para a maior parte das mulheres, menstruar equivale a ovulação, e a ausência do período é sinal de que a mesma não está a ocorrer, no entanto pode acontecer ter-se menstruação num mês em que não houve ovulação. Caso existam duvidas de se a  ovulação está a ocorrer ou não, o melhor é recorrer à utilização de testes de ovulação mensalmente.   


Mito 12: Os homens não têm relógios biológicos.
Realidade: Um estudo recente concluiu que ao envelhecer, a qualidade do esperma do homem diminui, aumentando o número de mutações genéticas presentes. Por este motivo, os filhos de homens mais velhos têm uma maior probabilidade de desenvolver autismo e esquizofrenia. 
Este estudo também concluiu que apesar do pai e da mãe contribuírem em partes iguais para o material genético do bebé, os pais contribuem mais para as mutações genéticas dos filhos, que as mães. Pensa-se que este fenómeno se deve ao facto da reserva dos óvulos maternos ser estabelecida antes do nascimento, enquanto que existe uma constante divisão celular e produção de novos espermatozóides ao longo da vida dos homens.


Mito 13: Não é preciso nenhuns cuidados para conceber.
Realidade: Se o objectivo do casal é conceber, há que fazer algumas mudanças nas suas rotinas para aumentar as suas probabilidades, como atingir o seu peso ideal, ter uma alimentação variada e rica em nutrientes, deixar de fumar, beber e consumir drogas, etc. Claro que estas mudanças não são absolutamente necessárias e que é possível conceber sem elas, mas ajudam.


Mito 14: Consegue-se conceber simplesmente fazendo sexo 14 dias após o final da menstruação.
Realidade: Na realidade o ciclo menstrual varia de mês para mês e de organismo para organismo, a sua periodicidade e duração não são sempre iguais. Esta teoria apenas poderia ser considerada se a mulher tivesse ciclos regulares de 28 dias. Assim sendo, a melhor forma de aumentar as probabilidades de concepção é identificar os dias de período fértil e tendo relações sexuais nessa altura, acima de tudo nos dois dias que precedem a ovulação e no dia da mesma.


Mito 15: A masturbação masculina durante o período fértil reduz as probabilidades de concepção.
Realidade: Apesar da masturbação frequente diminuir temporariamente a quantidade de esperma no corpo do homem, a masturbação ocasional não é motivo de preocupação. Os homens estão constantemente a produzir novos espermatozóides, pelo que 2 ejaculações seguidas não afectarão muito as suas reservas. Ainda assim, se esta situação for causa de preocupação para o casal, poderão falar sobre a possibilidade de evitar a masturbação durante o período fértil da mulher.


Boa sorte!

Sem comentários:

Enviar um comentário