quarta-feira, 15 de maio de 2013

Descomplicar os Testes de Ovulação de Tiras


Seja porque somos um pouco mais apressadas e queremos ir à luta de forma forte e segura, seja porque vemos o tempo a passar e precisamos de ajuda e respostas, ou seja porque simplesmente queremos um empurrãozinho, os Testes de Ovulação são uma excelente ferramenta para detectar, com 90% de certezas, a ovulação e a determinar a nossa "janela fértil".
Mas, como quase tudo o que está relacionado com os treinos, é preciso ter alguma noção de como se utilizam e de quais são as suas limitações.



Como Funcionam
Como já tinha explicado no post sobre A Minha Situação Fértil, no inicio do ciclo menstrual o nosso corpo começa a libertar a Hormona Folículo Estimulante (FSH) que, como o nome indica, estimulará o crescimento de um ou mais folículos dentro dos ovários. Quando os folículos atingem o ponto de maturação, é libertada uma vaga de Hormona Luteinizante (LH) que provoca a ruptura do folículo e a consequente libertação do Óvulo pronto a fertilizar para as Trompas de Falópio.
Os Testes de Ovulação detectam os níveis de Hormona LH presentes na úrina, através de anti-corpos anti-LH.
Apesar de esta hormona estar presente no corpo feminino ao longo de todo o ciclo (razão pela qual é normal os testes apresentarem uma linha de Teste ténue), quando ocorre a libertação da vaga de LH, os testes deverão então apresentar um resultado positivo.
Este resultado positivo pode ocorrer entre 12 e 48h antes da libertação do óvulo (ovulação), pelo que esta detecção prévia nos permite determinar, como 90% de certeza, a nossa janela fértil e assim aumentar as probabilidades de concepção.



Quando Fazer
A melhor altura para se realizar os testes de ovulação varia muito de mulher para mulher.
Antes de nada, é importante determinar a duração média do ciclo, ou seja o número de dias que vão desde o primeiro dia de sangramento até o dia anterior ao snagramento seguinte.
Depois de determinar a duração média do ciclo

Duração do CicloQuando Começar 
21 diasDia 6
22 diasDia 6
23 diasDia 7
24 diasDia 7
25 diasDia 8
26 diasDia 9
27 diasDia 10
28 diasDia 11
29 diasDia 12
30 diasDia 13
31 diasDia 14
32 diasDia 15
33 diasDia 16
34 diasDia 17
35 diasDia 18
36 diasDia 19
37 diasDia 20
38 diasDia 21

Caso não se conheça a duração média dos ciclos, é conveniente começar a testar a partir do 11º dia do ciclo.

Atenção: Caso a duração média dos ciclos seja inferior a 21 dias ou superior a 38, é conveniente consultar um profissional médico para verificar se existe alguma situação anormal.



Como Fazer

  • A urina deve ser colhida com um copo seco e limpo e deixada em repouso durante alguns minutos para arrefecer um pouco;
  • A tira deve então ser mergulhada na urina, respeitando a linha de limite máximo, durante 30 segundos;
  • Após os 30 segundo a tira deve ser deixada em repouso, na posição horizontal, sobre uma superfície plana;
  • Os resultados aparecerão nos 5 minutos seguintes, no entanto, para uma melhor leitura, deve-se esperar até 30 minutos;
  • É normal que com o passar dos dias as linhas se tornem mais suaves.



Dicas de Uso
  • Deve-se evitar testar com a primeira urina da manhã, uma vez que a subida da hormona LH dá-se, regra geral, durante as primeiras horas da manhã e só é detectada na urina, cerca de 4 horas depois;
  • A urina deve ser recolhida entre as 10 da manhã e as 8 da noite, no entanto, a maior parte das marcas admite que a melhor hora para realizar o teste é entre as 2 e as 4 da tarde;
  • Idealmente a urina deve ser recolhida todos os dias por volta da mesma hora;
  • Deve-se reduzir ou evitar a ingestão de líquidos nas duas horas que antecedem a recolha da urina, uma vez que a urina diluída dificulta a detecção da hormona LH;
  • Para assegurar a detecção do pico de LH, é recomendado realizar-se o teste duas vezes por dia, uma de manhã e outra à tarde;
  • Controlando a temperatura basal, pode-se saber qual é a melhor altura para realizar os Testes de Ovulação, sendo também possível confirmar a ovulação;
  • Nenhuma destas dicas invalida a leitura das instruções de cada marca de testes.


Interpretar os Resultados













Negativo:
Apenas aparece a linha de Controlo ou a linha de Teste é mais suave que a linha de Controlo.

Positivo: 
Aparecem duas linhas, sendo que a linha de Teste é da mesma cor, ou de cor mais forte que a linha de Controlo.

Inválido:
A linha de Controlo não aparece.




Falsos Resultados
Apesar de serem 90% fiáveis, os Testes de Ovulação funcionam detectando apenas a onda de hormonas LH libertadas pelo corpo e presentes na urina num determinado momento, não podendo confirmar se houve ou não libertação do óvulo.
É possível existir uma ou mais ondas de hormonas LH, sem que chegue a acontecer a ovulação, pelo que o Teste de Ovulação pode dar um Falso Positivo.

Por outro lado, também pode acontecer nunca ser detectado durante o ciclo a onda de hormonas LH.
Em alguns casos isto pode simplesmente significar que os níveis de LH não foram suficientes para que o teste os detectasse e os traduzisse num resultado positivo, tendo no entanto ocorrido a ovulação, no entanto, na maior parte dos casos em que não seja detectado o pico de LH, existe uma grande probabilidade de que não estejam a ocorrer ovulações.

No caso de não ser detectado nenhum resultado positivo ao longo do ciclo, é aconselhável consultar um profissional médico de saúde para confirmar os resultados dos Testes de Ovulação e verificar se existe ou não algum problema que esteja a interferir com os testes e/ou a impedir a ovulação.

Pode ainda acontecer que os Testes dêem positivo vários dias seguidos. Apesar de não ser muito comum, até 3 dias considera-se uma situação normal. Nos casos em que os testes dêem um resultado positivo durante mais do que 3 dias seguidos é aconselhável consultar um profissional médico, uma vez que esta situação pode ser um indicador de descontrolo hormonal.

Existem ainda casos de mulheres que estando grávidas obtiveram Testes de Ovulação positivos. Este fenómeno deve-se ao facto das hormonas LH e HCG serem estruturalmente idênticas, pelo que os Testes de Ovulação também detectarão a segunda. No entanto os Testes de Ovulação não devem ser utilizados para detectar uma possível gravidez uma vez que a sua sensibilidade é muito inferior à dos Testes de Gravidez.




Interferência de Indutores de Ovulação
A maior parte das medicações não têm qualquer efeito nos resultados dos Testes de Ovulação, no entanto, outras como o Dufine, podem interferir resultando em falsos positivos.
Isto acontece porque medicamentos como o Dufine contém Citrato de Clomifeno, uma hormona que engana a glândula pituitária, fazendo-a pensar que não existe suficiente estrogénio no nosso corpo o que resulta na libertação de uma maior quantidade de hormonas FSH e LH que estimulam a ocorrência da ovulação.
Uma vez que os Testes de Ovulação funcionam através da detecção da hormona LH, recomenda-se que apenas se comece a realizar os Testes de Ovulação três dias após a paragem na toma da medicação.




Bons Planos!

15 comentários:

  1. Tudo muitíssimo bem explicado :) Comigo funcionou da primeira gravidez quando tive a linha de teste mais escura que a de controlo, no ciclo anterior que só tinha as duas linhas da mesma cor não deu em nada... Beijinho grande Biamarlene

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :)
      Eu ainda não vi um positivo nos meus mas pode ser que esteja perto ;)

      beijoca

      Eliminar
  2. Mas os testes sao reutilizaveis?

    Por ex , para um ciclo de 28 dias, deveremos fazer o teste de ovulação no 11º dia apos aparecimento do RED?

    e se não estivermos na ovulação nesse dia que fazemos o teste quando saberemos quando iremos estar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, os testes de tiras não são reutilizáveis.
      Faz-se um diferente cada dia.
      No caso de ciclos de 28 dias começa-se a fazê-los por volta do 11º dia e vai-se fazendo até aparecer o positivo e mais alguns dias depois para ver que volta a desaparecer, mas cada dia com um teste novo.

      Eliminar
  3. Ora aqui está algo que eu estava mesmo a pensar experimentar, tenho registado a temperatura basal, mas queria ter algo para confirmar os resultados. Obrigado, pelos esclarecimentos :)

    ResponderEliminar
  4. Eu gostaria de saber se quando dá positivo significa que esse dia é o primeiro dia fértil? Gostaria também de saber se depois da ovulação há hipóteses de engravidar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São considerados dias férteis o dia da ovulação, os dois dias anteriores e o dia seguinte. Sendo que o teste deverá dar positivo entre 12 e 48h antes da ovulação, assim que der positivo deve-se estar no período fértil, no entanto há que relembrar que um positivo num teste de ovulação não é 100% fiável.

      Eliminar
  5. Olá Erica!
    Da primeira vez que comprei foi à mamã umbebé no forum demãeparamãe, da segunda mandei vir pelo amazon.es :)
    Em ambos os casos a entrega foi rápida.
    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  6. Bom dia...os meus estou em duvida..parece q varios dias estao dando positivo..posso te mandar uma foto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Antes de mais queria desculpar-me por estar a responder a este comentário com tanto atraso.
      Podem sempre enviar-me quaisquer duvidas ou perguntas para o e-mail themomhasaplanmail@gmail.com ou na página do facebook do blog.
      Boa sorte para os treinos!

      Eliminar
  7. Ola meninas,
    Gostaria de tirar uma dúvida. Fiz o teste de ovulação do 12 ao 14 dia do período fértil, mas pulei o 15 dia. No 16 também fiz. Os dos dias 12 e 13 foram negativos, o do dia 14 a linha foi mais forte, mas não igual à linha de controle. E o do dia 16 a linha voltou a ser mais clara... Será que não ovulei ou posso ter perdido meu pico de LH?
    Obrigada! Beijos Férteis

    ResponderEliminar
  8. Boa noite! Sei que já faz tempo que o tópico foi postado, porém estou com muita dúvida em relação aos testes de ovulação. Fiz um ontem e deu positivo. Repeti o teste hoje e uma das linhas ficou mais clara do que a outra. É normal o teste ser positivo por apenas um dia? Será que ovulei? Ajudem-me, por favor. Estou tentando engravidar há 4 meses... Obrigada! Beijos!

    ResponderEliminar
  9. Está mto bem explicado mesmo. Uau!! Obrigada

    ResponderEliminar