segunda-feira, 13 de maio de 2013

O Mundo das Fraldas Reutilizáveis: Acessórios


Actualmente existem diversos Acessórios à disposição dos papás para facilitar o uso de fraldas reutilizáveis e permitir uma melhor adaptação desta modalidade ao estilo de vida de cada um.



Toalhitas Reutilizáveis


Toalhitas reutilizáveis podem ser feitas de diversos materiais, sendo que algumas combinam diferentes tipos de tecido para uma maior versatilidade.
Para melhor performance e conforto do bebé, costumam ser humedecidas, antes do seu uso, apenas com água morna ou com alguma solução aquosa.
As toalhitas podem ser lavadas e secadas na máquina juntamente com as suas fraldas reutilizáveis e são a opção mais saudável e económica para limpar o bebé.
Existem ainda toalhitas biodegradáveis, feitas com ingredientes mais naturais e seguros para a pele do bebé que as descartáveis, podendo ser eliminadas através de caixas de compostagem ou pela sanita.



Tecido Protector 


Flannelette Diaper Liners - 5 pack

Os Tecidos Protectores servem para criar uma barreira protectora entre o absorvente e a pele do bebé, mantendo-a mais seca e confortável e facilitando o processo de desfazer-se dos dejectos e, consequentemente, facilitando também a limpeza das fraldas.
Também são muito úteis nas situações em que se torna necessária a utilização de certos cremes na pele do bebé, para proteger as fraldas.
Os tecidos protectores podem ser reutilizáveis, feitos de tecidos como flanela ou algodão, ou podem ser feitos de material biodegradável, facilitando o processo de eliminação através de caixas de compostagem ou mesmo, através da sanita.
No caso de se optar por tecidos protectores reutilizáveis há que ter em conta que estes não devem ser lavados juntamente com as fraldas.



Alfinetes


Estes quase dispensam apresentações.
Os famosos alfinetes de dama são o tipo de fecho mais tradicional das fraldas reutilizáveis mas que, devido ao risco que representam para a barriga do bebé e dedos dos papás, tem caído em desuso.



Snappi

   

Os snappis são uns pequenos objectos de plástico elástico em forma de T com umas pequenas garras nas extremidades, que se agarram ao tecido das fraldas, agarrando-as e mantendo-as no sitio sem comprometer os movimentos do bebé.
São fáceis e seguros de utilizar, no entanto, para garantir que não se desprendem é aconselhável colocar sempre uma capa por cima. 
Actualmente já existem 2 tamanhos de snappi para uma melhor adaptação ao tamanho do bebé e uma grande variedade de cores.



Boingo

   

Os boingos são o tipo de fecho para fraldas reutilizáveis mais moderno.
Funcionam de forma muito semelhante aos snappis, com a diferença de que são necessários dois boingos para segurar a fralda no sitio. Desta forma a pressão na barriga do bebé será inferior.
Este sistema mantém a fralda no sitio sem que seja necessário adicionar uma capa.
Os boingos existem em várias cores, são feitos de silicone e são livres de BPA, PVC e chumbo.



Sacos/Bolsas Impermeáveis


Os sacos impermeáveis são feitos de material impermeável e fecham-se com fecho de correr, o que permite o armazenamento seguro e à temperatura ideal de fraldas, toalhitas e absorventes sujos até ao momento da sua lavagem, evitando maus cheiros, fugas de resíduos e proliferação de bactérias.

Os sacos impermeáveis trazem ainda uma pequena fita que permite transportá-los facilmente ou pendurá-los num local de fácil acesso e existem em diversas formas, tamanhos, cores e padrões, para melhor se adaptar às necessidades da família e ao seu estilo e personalidade.



Sacos/Bolsas Impermeáveis de Balde


Os sacos impermeáveis de balde são semelhantes aos anteriores, com a diferença que são de maiores dimensões e o seu fecho é, regra geral, uma fita na parte superior.
Este tipo de sacos permitem o armazenamento de uma quantidade superior de fraldas e, normalmente, são usados para revestir um balde ou cesto de grandes dimensões (como os cestos da roupa suja).
É aconselhável que o balde que vão revestir, possua uma tampa para evitar qualquer tipo de acidentes, no entanto essa tampa não deve bloquear completamente a circulação de ar.



Pulverizador de Fraldas


O Pulverizador é simplesmente um pequeno chuveiro que se conecta, através de uma mangueira, à fonte de água da cisterna da sanita e serve para ajudar a enxaguar as fraldas sujas e tirar a sujidade maior.
Regra geral, os pulverizadores trazem um sistema de controlo da pressão de água e com um botão que deve ser pressionado para que a água flua, tornando-o mais seguro para as crianças e com um pequeno suporte para quando não está a ser utilizado.
Este acessório não é uma necessidade, mas torna o processo de limpeza das fraldas mais simples.




Além destes acessórios, também é importante ter em conta que o creme para o rabinho e detergente de lavar a roupa escolhido, deve ser amigo das fraldas.
Isto porque alguns cremes e detergentes podem comprometer o bom funcionamento da fralda ou até estragá-la completamente.


Apesar da grande variedade de acessórios que existem hoje em dia, nem todos são indispensáveis.
Cada família deve decidir aqueles de que realmente precisa ou considera um bom investimento e quais não lhe serão necessários.


Bons Planos!

Sem comentários:

Enviar um comentário