domingo, 20 de abril de 2014

Sintomas durante as duas semanas de espera


Este é um pequeno diário dos sintomas e emoções que se foram destacando durante as duas semanas de espera após a minha IIU.
É apenas uma experiência pessoal, um registo próprio que decidi criar para um dia recordar e para me ajudar a reconhecer que nenhum sintoma tem um significado definitivo, por muito que pareça o contrário.



1dpo: Sinto a barriga inchada e algumas pontadas na zona dos ovários, especialmente no direito. O meu instinto diz-me que me devo manter o mais quieta possível. Emocionalmente ainda sinto a euforia e o positivismo do dia anterior.

2dpo: As pontadas continuam, mas começam a sentir-se mais para baixo. A barriga continua inchada e o instinto de não me mexer muito também por cá segue. Agarro-me constantemente aos pensamentos positivos e à esperança.

3dpo: A barriga além de inchada começa a parecer que tem a pele muito esticada, é uma sensação difícil de descrever. Apesar de continuar a sentir o instinto de me manter quieta fui dar um passeio a pé com a família, à volta as pontaditas que tenho sentido intensificaram-se e comecei a senti-las mais abaixo junto à virilha direita. Emocionalmente continuo a viver no mundo dos sonhos, não quero perder a esperança.

4dpo: A barriga ainda está inchada e com aquela sensação de pele esticada. Durante alguns momentos tive umas moinhas nas costas como se a menstruação estivesse a chegar, apesar de ainda faltar muito para isso. Começa a ser difícil sentir-me optimista o dia todo.

5dpo: Parece que a barriga não vai desinchar, pelo menos até o final do ciclo. Hoje, contra todo o meu instinto estive a fazer algumas limpezas no trabalho e as pontadas nas virilhas voltaram. Esta noite levantei-me uma vez para ir ao wc, parece que o progeffik começa a atacar! Emocionalmente, o meu coração enche-se de amor ao ver a esperança do V e ao mesmo tempo encolhe-se com medo de uma desilusão. 

6dpo: Bla bla bla wiskas saquetas... a barriga continua inchada mas hoje já não tenho aquela sensação na pele. Sinto-me cansada e custou-me imenso levantar-me de manhã, talvez tenha sido por não ter tido um sono seguido a noite passada, tive vários sonhos e levantei-me uma vez para ir ao wc. Este cansaço traz-me o ânimo para baixo, estou como o tempo, calmo mas cinzento. Começo a sentir-me muito sozinha.

7dpo: Hoje parece que a barriga desinchou um pouco e as pontadas só apareceram por breves momentos durante a tarde. Esta manhã o meu suplemento multi-vitaminico caiu-me mal, mas acho que foi porque o tomei de barriga vazia, já à noite tive um pouco de azia. Emocionalmente senti-me, no geral, calma, no entanto, fervia em pouca água. O sentimento de solidão intensifica-se, parece que tenho mil pessoas à minha volta mas ninguém me vê.

8dpo: Esta manhã tive imensa dificuldade para me levantar, sentia-me muito cansada e só me senti desperta cerca de uma hora depois, talvez tenha sido por ter voltado a ter um sono agitado a noite passada. Ao levantar-me comecei imediatamente com bastantes cólicas na zona do ventre que se mantiveram durante grande parte do dia e a barriga parece que voltou a inchar mais. Esta noite voltei a sonhar e a levantar-me para ir ao wc. A nível emocional hoje surgiu inesperadamente na minha vida uma anjinha que me veio tirar da solidão e me fez ver a luz novamente.

9dpo: Estou contagiada pelo sono. A noite passada dormi umas 11 horas e hoje ainda mal tinha acabado de almoçar já tinha voltado a bocejar. A minha barriga parece cada vez mais inchada, este deve ser o efeito secundário que menos gosto do progeffik. Começo a dar-me conta de que de há uns dias para cá a minha memória está terrível, tenho que tentar concentrar-me mais. Mais uma noite agitada por sonhos e uma ida ao wc. Emocionalmente estive um pouco irritável, mas fora isso foi um dia bom.

10dpo: O cansaço surge tão abruptamente que parece mentira, quanto mais durmo mais quero dormir, nada novo aqui  ;)  A minha barriga continua inchada mas as pontadas só surgem se caminhar durante algum tempo ou ao levantar-me e agora são sempre nas virilhas, principalmente na direita. Ao final da tarde comecei a ter algumas náuseas e os meus peitos finalmente deram sinais de si e começaram a doer-me de lado junto às axilas. Emocionalmente continuo irritável, tenho que fazer um grande esforço para me manter de bom humor, o que me desgasta ainda mais (detesto quando estou assim). Tudo indica que o red deva aparecer a horas, mesmo assim continuo a agarrar-me a toda a esperança que consigo.

11dpo: A sensibilidade nos peitos aumentou ligeiramente, ainda que continue apenas nos lados e o cansaço continua em grande. À tarde, ao colocar o progeffik notei que a minha cérvix está dorida, coisa que nunca tinha notad e voltaram as pontadas. Ao final do dia comecei a sentir-me bastante quente e com o corpo dorido e moído (pergunto-me se estarei a chocar alguma). Emocionalmente estive animada, sem pensar demasiado em temas de gravidez e bebés. 

12dpo: Com a excepção do cansaço, de algum inchaço na barriga e da sensibilidade lateral no peito direito, todos os sintomas desapareceram. Durante a noite voltei acordei para ir ao wc completamente coberta em suor (parece que estou mesmo a chocar alguma). Emocionalmente sinto-me animada, ainda que a esperança de que este tenha sido "O" ciclo continue a diminuir.

13dpo: Esta manhã mal acordei comecei a sentir algumas pontadas junto à virilha, o peito direito continua dorido de lado, no entanto o esquerdo está normalíssimo. Passei a parte da manhã a sentir-me doente, estava mesmo convencida de que estava a chocar uma gripezinha, mas da parte da tarde já me voltei a sentir normal, com a excepção de que me continuei a sentir muito quente. Ao final do dia a minha barriga estava inchadissima. Esta noite sonhei com grávidas. Emocionalmente a esperança de que talvez tenha sido desta voltou a despertar, mas cada vez o medo é maior de que daqui a uns dias o teste dê um resultado negativo. Ao final do dia comecei a sentir-me bastante desiludida comigo mesma quando percebi que este objectivo ofusca todos os outros.

14dpo: Hoje não acordei, hoje levantei-me da cama com os braços esticados e passos cambaleantes como um zombie, o cansaço agrava-se e por estas alturas já peço a todos os anjinhos que o fim de semana chegue depressa. Voltei a tomar as vitaminas em jejum e lá veio outra vez a náusea. Durante a maior parte do dia tive uma dor de cabeça terrível, as idas ao wc começam a aumentar e as pontadas nas virilhas continuam. Ao final da tarde voltei a sentir muito calor. Emocionalmente estive animada e brincalhona, no entanto o medo de testar ainda continua a corroer o meu coração.

15dpo: Hoje os sintomas típicos continuaram: peitos ligeiramente doridos e a barriga inchada. Durante a tarde comecei a sentir as típicas moinhas da aproximação da chegada da menstruação. As pontadas na virilha e um pouco acima são cada vez mais estranhas e constantes. Emocionalmente sinto-me sensível, qualquer coisinha traz-me as lágrimas aos olhos e o medo de fazer um teste começa a colidir com a curiosidade.

16dpo: Hoje os peitos além de doridos parecem-me um pouco mais cheios, a barriga continua um pouco inchada e a onda de cansaço segue por estes lados. As pontadas nas virilhas diminuíram e começaram a aparecer algumas pontadas no útero. Hoje finalmente fiz um teste e pareceu-me ver uma linha extremamente clarinha e fininha, para confirmar se seria apenas uma linha de evaporação ou não decidi fazer um teste que não fosse de tiras e nesse o resultado foi um completo negativo. Emocionalmente sinto a alma dorida. Foi muita a força e esperança postas neste ciclo, pelo que, é inevitável sentir tristeza e desilusão. Dentro do mau, o facto de o V ter estado presente no momento do teste ajudou a ultrapassar aquele choque inicial mais rapidamente e avançar para outros temas.


A maior parte destes sintomas são já comuns para mim, já os senti muitas vezes antes e até já conto com eles. Houve apenas um que desta vez me deu esperança que foram as pontadas nas virilhas.
Infelizmente ainda não foi desta que conseguimos o nosso milagre, a luta continua.


E vocês, que sintomas costumam sentir?
Que sintomas vos deixaram a pulga detrás da orelha no ciclo que engravidaram?


Bons Planos!

5 comentários:

  1. Olá,

    Eu estou no meu no 3º dia após a transferência (de uma 2ª ISCI, um embrião congelado) e neste momento estou com a esperança de que falas. Beijinhos (obrigada pelo desabafo).

    www.viajarso.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Marta!
      Boa sorte e que este teu ciclo tenha um final muito diferente do meu :) :*

      Eliminar
  2. Olá, linda :)
    Embora o tratamento que ando a fazer seja diferente do teu, encontrei imensas semelhanças tanto nos sintomas como nos estados de espírito. Aquele pico de euforia e optimismo que depois queremos segurar mas que desvanece, as picadas, o tentar proteger algo que não sabemos bem se está lá, a sensação de solidão, a sensibilidade que faz com que tudo seja motivo para chorar, as dores e tantos sintomas novos que aparecem em cada ciclo, a desilusão e reerguer (que cada vez acontece mais rapidamente, quase de uma forma mecânica porque já estamos "habituadas" a cair mas não estamos dispostas a desistir).
    Isto para te dizer que não estás sozinha. Lamento muito que ainda não tenha sido desta, minha querida :) força, enche-te de esperança, acredita muito!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado por estares sempre aí Lilith!
      E obrigado também por partilhares a tua experiência :)

      Já sabes que estou a torcer por vocês :*

      Eliminar
  3. ola boa tarde,gostaria de pedir a vossa a ajuda porque tenho andado com os nervos a flor da pele
    minha esposa fez ontem a fiv e ela tem tado com muita tosse sera que com a presão da tosse os embrioes saiam
    nao sabemos o que pensar mas os nervos sao muitos

    ResponderEliminar