sábado, 8 de dezembro de 2012

Lista Negra da Cosmética


Cada vez mais os meus produtos de beleza são feitos em casa por mim, no entanto ainda há alguns que tenho que comprar, por exemplo, maquilhagem.
Sempre que tenho que fazer uma visita a uma loja em busca de algum produto em especial levo comigo a minha lista com os 100 ingredientes a evitar, no entanto, como sei que nem toda a gente tem a motivação necessária para andar com uma lista enorme atrás a escrutinar todos os ingredientes de um produto, vou apenas indicar-vos alguns daqueles que se deve evitar sempre que possível.

Estes são mesmo 10 dos piores, alguns deles já foram mesmo banidos de alguns países.


  1. Parabenos (Parabens): podem surgir na forma de metile (methyl), propilo (propyl), butilo (butyl) e etilparabeno (ethyl paraben). São tipos de conservantes tóxico para as células humanas, que imita o estrogénio, estando relacionado com casos de cancro de mama. Podem ser encontrados em loções, champôs, condicionadores e maquilhagem. O seu uso foi restringido pelas autoridades Europeias, o que levou algumas marcas a deixar de utilizá-los.
  2. Formaldeído ou Metanal (Formaldehyde): é um aldeído simples usado em cosméticos para proteger, em conjunto com alguns conservantes, o produto da contaminação de bactérias.  Pode ser irritante para o trato respiratório, olhos, pele e sistema gastro-intestinal. É também um provável cancerígeno humano e pode ainda causar queimaduras e despoletar casos de asma. Pode ser encontrado em maquilhagem, champôs, loções, desodorizantes, sabonetes, vernizes, etc.
  3. Polietilenoglicol (Polyethylene Glycol): é um polímero, normalmente referido como PEG, usado para selar a humidade e como potenciador de penetração. É facilmente absorvido pela pele e pode representar um elevado risco quando contaminado com chumbo, níquel  1,4 dioxine, etc. Suspeita-se que seja um disruptor endócrino, irritante para os olhos e para a pele. Está também relacionado com casos de cancro em animais. Pode ser encontrado em champô, maquilhagem, loções e sabonetes. 
  4. Vaselina (Petrolatum): pode também ser encontrado com os nomes Petroleum jelly, petrolatum, white petrolatum, soft paraffin or multi-hydrocarbon. É uma mistura semi-sólida de hidrocarbonos derivada do petróleo. É um disruptor endócrino e uma substância cancerígena. Sufoca a pela impedindo a entrada de oxigénio e saída de dióxido de carbono. Pode ainda irritar os pulmões e é uma substancia não biodegradável. Pode ser encontrado em loções, batôns e produtos para o cabelo.
  5. Lauriléter sulfato de sódio (Sodium laureth sulfate - SLES): pode também ser encontrado com o nome Sodium Lauryl Sulfate - SLS. É um agente de espuma usado pela sua capacidade desengordurante e por ser pouco dispendioso.  É facilmente absorvido pelos tecidos corporais e pode causar irritação nos olhos, erupções na pele, perda de cabelo, descamação do couro cabeludo similar à caspa, e reacções alérgicas. Pode ainda estar contaminado com 1,4 Dioxine podendo levar a casos de cancro. Pode ser encontrado em champôs, sabonetes, pastas de dentes, etc.
  6. Triclosano (Triclosan):  é um agente anti-séptico sintético efectivo contra bactérias gram negativas, bem como gram positivas. É eficaz também contra fungos e bolores. É um disruptor endócrino e da tiróide, causa irritações na pele, é um tóxico ambiental e causou morte fetal em animais. Foi também comprovado que enfraquece as células musculares e aumenta a susceptibilidade a alergias. É também considerado um provável cancerígeno humano. Pode ser encontrado em sabonetes anti-bacterianos, champôs, desodorizantes, pastas de dentes e produtos de limpeza facial.
  7. Alumínio (Aluminium): é um dos metais mais abundantes na crosta terrestre. Dependendo da forma em que se encontre pode causar irritações a nível dos olhos, da pele e dos pulmões. Está também relacionado com casos de cancro. Na sua forma em pó é um disruptor endócrino e pode causar distúrbios congénitos em animais. Está altamente relacionado com casos de Alzheimer. pode ser encontrado em vários produtos de maquilhagem.
  8. Ftalatos (Phthalates):  são um grupo de compostos químicos derivados do ácido ftálico. São um tipo de disruptores endócrino (podem interferir, imitar e bloquear hormonas), além de possíveis cancerígenos. São também tóxicos para o desenvolvimento (podem interferir no normal desenvolvimento do feto ou criança), e tóxicos para a reprodução (pode prejudicar o sistema reprodutivo). Estão também ligados a casos de asma e alergias em crianças e a anormalidades nos órgãos genitais masculinos. São normalmente usados em fragrâncias (ver abaixo comentário sobre as mesmas). Podem ser encontrados em perfumes, vernizes, loções, desodorizantes e produtos capilares. Na UE este ingrediente foi proibido nos brinquedos e objectos de puericultura.
  9. Trietanolamina (triethanolamine - TEA), Dietanolamina (Diethanolamine - DEA) e Monoetanolamina (Monoethanolamine - MEA): são compostos orgânicos usados como bases fracas e como emulsionantes, agentes de espuma e ajustadores de pH. São disruptores endócrinos, podendo levar a casos de cancro quando contaminados com 1,4 Dioxane. Estão ainda ligados a casos de irritações na pele, olhos e pulmões. O DEA pode ainda causar anormalidades cerebrais em animais e o TEA, tumores nos rins e fígado em animais. Podem ser encontrados em champôs, loções, condicionadores, gel de barbear e/ou depilar, espumas de banho e cremes. Podem ainda formar nitratos e nitrosaminas altamente relacionados a casos de cancro, as ultimas, por exemplo, são libertadas no fumo do tabaco.
  10. 1,4 Dioxane: é um éter usado como estabilizador e solvente. É irritante para os olhos e vias respiratórias e a exposição a este composto pode causar danos no sistema nervoso central,fígado e rins. A exposição a altas quantidades pode levar à morte. É classificado com cancerígeno humano e animal e é um dos maiores poluentes de águas subterrâneas. Pode ser encontrado num enorme numero de produtos (mesmo nos de crianças), desde champôs a desodorizantes e pastas de dentes.


Atenção: apesar de ser exigido às empresas listar os ingredientes presentes num determinado produto, estas podem omitir os químicos usados para dar-lhe aroma aglomerando-os apenas no vago termo "fragrância" ou "perfume", podendo por isso existir ingredientes tóxicos e perigosos sem que o utilizador se dê conta. É por isso conveniente usar produtos que contenham fragrâncias ou perfumes, preferindo aqueles que enumeram os óleos essenciais usados para o efeito.


Se estiverem interessadas na super lista dos 100 ingredientes que eu uso, podem vê-la aqui.


Fontes de informação:
http://thegreenbeautyguide.com (lista com 100 ingredientes)

Sem comentários:

Enviar um comentário