quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Projecto SOS: Esterilizadores de Biberões

As técnicas de esterilização dos equipamentos utilizados na alimentação do bebé começaram a ser utilizadas durante o séc. 17 devido à má qualidade da água disponível nessa época. Hoje em dia, uma grande parte da população mundial já tem acesso a água potável pelo que alguns especialistas argumentam que a esterilização já não é necessária, devendo os equipamentos de alimentação apenas ser lavados com água quente e detergente após cada utilização e apenas ser esterilizados antes da primeira utilização.
Ainda assim, a maioria dos pais continua a achar que é mais seguro esterilizar todos os biberões, tetinas, chupetas e acessórios das bombas de extracção de leite continuamente, matando quaisquer germes e bactérias que possam proliferar nestes objectos, pelo menos durante os primeiros 9 meses de vida do bebé, mas principalmente durante os primeiros 3 meses, altura na qual o seu sistema imunitário é mais delicado.


Esterilização por Fervura:
  1. Desmonte completamente os biberões;
  2. Lave cuidadosamente todas as partes do biberão com água quente, detergente da loiça e um escova limpa e flexível  Depois de ter escovado bem todas as arestas e ranhuras passe todas as peças por água quente;
  3. Forre uma panela grande com um pano limpo. Toalhas brancas são melhores para impedir os corantes se misturem na água.
  4. Coloque os biberões de lado em fila no fundo da panela. Colocar os biberões de lados garante que a água fica dentro deles. Adicione os bicos e os anéis. No caso dos biberões serem de vidro, há que ter especial cuidado para que não choquem com o fundo da panela ou entre eles para evitar lascas e fissuras;
  5. Cubra os biberões e restantes peças com água. Deixe a água ferver e cubra a panela;
  6. Recomenda-se que os biberões ferva, durante 10 minutos e as tetinas durante 2-3 minutos no máximo;
  7. Deixe a água arrefecer à temperatura ambiente sem tirar a tampa da panela e depois retire os biberões e restantes peças com uma pinça;
  8. Seque ao ar os biberões e acessórios colocando-os em cima de um pano de cozinha limpo.
Vantagens: é o método mais barato e acessível.
Desvantagem: é facilmente desrespeitado o tempo necessário à esterilização de cada acessório. 


Esterilização por Vapor:
  1. Coloque a quantidade de água recomendada pelo fabricante e ligue a unidade à corrente;
  2. Coloque os biberões previamente lavados voltados para baixo e depois coloque as tetinas e anéis de forma a não tocarem uns nos outros;
  3. Coloque a tampa e ligue o aparelho. A esterilização normalmente demora cerca de 10 minutos, com um ciclo automático;
  4. Quando o ciclo terminar, o aparelho começará a arrefecer automaticamente. Muitas unidades não permitem que se abra a tampa até que o ciclo de arrefecimento esteja concluído. O vapor da maioria destas unidades pode ser muito quente por isso, tenha cuidado! 
  5. Não há necessidade de remover o equipamento de alimentação do esterilizador até que seja necessário utilizá-lo. Manter os biberões no esterilizador com a tampa fechada irá mantê-los esterilizados.
Vantagens: permite uma maior durabilidade dos acessórios e a inocuidade do objecto esterilizado.
Desvantagens: têm um custo mais elevado.


Esterilização por Micro-ondas:
  1. Assegure-se que todos os biberões e respectivas peças podem ser usadas no microondas antes de utilizar este método de esterilização;
  2. Use a pinça para colocar os biberões, voltados para baixo, no tabuleiro do esterilizador e só depois coloque as tetinas e anéis de forma a não se tocarem entre eles;
  3. Coloque a quantidade de água recomendada pelo fabricante e coloque a unidade dentro do microondas;
  4. Feche a porta do microondas e defina o temporizador de acordo com as recomendações do fabricante;
  5. Deixe os biberões arrefecerem antes de os retirar do microondas para evitar queimaduras. Este processo pode levar até 2 minutos.
Vantagens: é o método mais prático e rápido.
Desvantagens: nem todos os materiais podem ser esterilizados no micro-ondas, o aquecimento dos objectos pode não ser homogéneo e consequentemente a esterilização não ser totalmente eficaz.


Esterilização Química:
  1. Prepare a solução num recipiente grande de vidro ou plástico. Primeiro deve medir-se a água e depois adicionar a quantidade correcta de solução ou pastilhas, esperar até que se dissolva e depois colocar os biberões, tetinas e outros acessórios;
  2. Certifique-se de que tudo fica completamente coberto de solução e que não existem bolhas de ar;
  3. Esguiche a solução através dos buracos das tetinas;
  4. Deixe de molho durante o tempo recomendado pelo fabricante (normalmente 1 hora);
  5. Lave as mãos e retire os biberões e acessórios;
  6. Sacuda o excesso de solução antes de usar. Não passe por água. A pequena quantidade de resíduo nos biberões não irá prejudicar o bebê e não há necessidade de enxaguar.
  7. Lembre-se de mudar a solução regularmente de acordo com as recomendações do fabricante (normalmente 24 horas);
  8. Pode deixar os biberões esterilizados na solução de esterilização até que necessite usá-los ou pode armazená-los no frigorífico com a tetina invertido dentro da garrafa ou coberta com  a tampa de protecção, até que necessite usá-lo.
Vantagens: alguns utensílios e brinquedos que não resistem a altas temperaturas podem ser esterilizados desta forma.
Desvantagens: os resultados obtidos ao utilizar este tipo de método não são fiáveis.



A partir dos seis meses os utensílios de comer do bebé podem ser lavados na máquina de lavar loiça, num programa com temperaturas acima dos 80 graus. Contudo, recomenda-se que tanto a tetina como o biberão sejam esterilizados de vez em quando para eliminar as possíveis bactérias.



Outros procedimentos importantes:
  • Desmonte os biberões o antes possível após cada utilização e passe-os cuidadosamente por água quente para eliminar todos os restos de leite antes que este se resseque.
  • Tenha especial cuidado na limpeza das tetinas para certificar-se que não ficam restos de leite nas ranhuras.
  • Após todas as lavagens passe bem todo o equipamento por água para eliminar os restos de detergente.
  • Após cada lavagem e/ou esterilização, verifique todas as tetinas e biberões para certificar-se de que não existem riscos, lascas ou fissuras, uma vez que as bactérias podem acumular-se nestas zonas e sobreviver ao processo de esterilização.
  • Nunca aqueça leite materno ou fórmula dentro do biberão uma vez que este processo pode destruir nutrientes cruciais e causar pontos mais quentes que podem queimar a boca do bebé.
  • Antes de preparar o beberão, limpe e desinfecte a superfície de trabalho que vai usar e lave as mãos.
  • Não deixe biberões e acessórios esterilizados vazios por muito tempo, eles irão rapidamente perder  a sua esterilidade. Alguns esterilizadores têm compartimentos de armazenamento para que os biberões apenas sejam removidos quando necessário após a esterilização.


Sem comentários:

Enviar um comentário