sábado, 29 de dezembro de 2012

A Delicia dos Iogurtes Caseiros!


De há um tempo para cá comecei a prestar mais atenção ao lixo que produzimos em casa e cheguei à clara conclusão de que a maior parte do nosso lixo é plástico.

Se tivermos em conta que o plástico leva cerca de 500 anos a decompor-se, isto para os tipos de plástico que se decompõem, e que algumas embalagens têm aditivos químicos que contaminam o ambiente e são prejudiciais para a nossa saúde rapidamente nos podemos dar conta que o excessivo consumo desta matéria é extremamente prejudicial.

Uma das primeiras formas que nós encontrámos de reduzir a nossa pegada ecológica foi fazer a separação do lixo e colocá-lo nos respectivos contentores de reciclagem para que este lixo não vá parar a aterros, mas quando se tenta viver uma vida mais ecológica Reciclar é apenas um dos três R's, Reutilizar e Reduzir também são acções muito importantes.

Ao fazer a separação de resíduos e de-mo-nos conta de que grande parte do nosso plástico eram embalagens de iogurtes, o que não é de admirar visto que nesta casa se devoram iogurtes, pelo que resolvi que era hora de começar a fazer iogurtes em casa, até porque evitava mais uns quantos químicos, corantes e aromas artificiais adicionados nos iogurtes de supermercado.

Depois de alguma pesquisa, achei que a melhor opção para nós seria comprar uma iogurteira pela sua praticabilidade, mas se alguma menina quiser uma opção DIY poderá ver como se faz uma iogurteira em casa aqui. Eu comprei esta.

Fazer iogurte é tão simples que parece mentira!
Basta aquecer-se um litro de leite até ficar morno, adicionar 2 colheres de sopa de açúcar, um iogurte natural e mexer tudo bem.
Depois é só colocar a mistura nos copinhos e deixá-los na iogurteira durante, pelo menos 12h, dependendo da consistência que lhe queremos dar.
Temos apenas que ter em atenção que a iogurteira deve ser colocada numa superfície horizontal estável e que não deve ser mexida atá ao fim do processo.
Quando os iogurtes estiverem prontos, é só pô-los no frigorífico e começar a saboreá-los!

Eu confesso que adoro os iogurtes naturais açucarados mas depois de descobrir as receitas do blog Coco & Baunilha vou sem duvida experimentar uns quantos sabores novos  :D

E pronto, espero que experimentem e se deliciem!

Sem comentários:

Enviar um comentário