quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Fresco ou Conserva?

Basta ler o rótulo de um recipiente de conserva para dar-nos conta da quantidade de químicos adicionais que estamos a consumir. Desde conservares que apenas estão lá por conveniência até às adições de aromas e corantes para tornar o produto mais apelativo.

No entanto, os piores inimigos encontrados nos produtos enlatados, em vidros ou em ambientes sem oxigénio são bactérias que contaminam os alimentos e podem causar graves doenças no consumidor.

Hoje em dia as latas são revestidas com uma película elástica resistente a deformações que protege o metal, evitando a sua oxidação e protegendo o alimento das bactérias existentes no metal. Ainda assim são recomendados alguns cuidados na compra e utilização de produtos enlatados ou similares:

  • Não devem ser compradas nem utilizadas latas amassadas, perfuradas ou enferrujadas. Se uma lata cair ao chão não deve ser consumida.
  • Deve-se verificar sempre a data de validade da embalagem.
  • Antes de abrir uma embalangem, esta deve ser lavada com água e uma gotinha de detergente para evitar doenças como a Leptospirose (doença causada pela urina de roedores em armazéns). O esfregão utilizado para lavar as latas deve ser diferente do usado para lavar a loiça.
  • Não se deve retirar o conteúdo da lata com objectos metálicos, uma vez que estes podem arranhar a película elástica que a protege, contaminando imediatamente os alimentos.
  • Caso não se use todo o conteúdo da embalagem, devem passar-se as sobras para um recipiente de plástico com tampa e colocar-se no frigorífico. Ter em atenção que estas sobras não devem ser armazenadas durante muito tempo.
  • Os alimentos enlatados ou conservados de forma similar devem ser fervidos antes do seu consumo para destruir possíveis toxinas e bactérias.

Frutas e vegetais frescos são sempre a melhor opção.
Além de serem mais frescos e nutritivos, também contêm menos químicos, sendo por isso mais saudáveis.
E se forem biológicos, cultivados com fertilizantes e pesticidas naturais, melhor.

Claro que por vezes dão mais trabalho a preparar e cozinhar, mas será que o sabor e a segurança não valerão a pena?


10 comentários:

  1. Uau, parabéns Fabi! Nunca tinha pensado em lavar as latas antes de as abrir, tens toda a razão! Pouco a pouco lá me vais convencendo :P

    ResponderEliminar
  2. Obrigado meninas!

    Este tema tem que ser dedicado à Flor que ontem me pôs a pensar no tema enlatados e no perigo para a saúde, principalmente das barrigudinhas :)

    Fico contente de ter ajudado! :*

    ResponderEliminar
  3. Por acaso lavo sempre as latas! As únicas coisas que compro enlatado são o atum, ananás e algum feijão.
    Agora com a gravidez não como nada disso. A minha GO avisou... Tudo o que seja necessário abrir em lata esqueça!!! Disse que era por causa de produtos maus para o bebé, mas fiquei-me por aqui...
    No outro dia encontrei um saco em vacuuo de atum! Aiii nem imaginas o contente que fiquei! Pois já poderia comer atum sem ser enlatado!
    Antes comia atum enlatado em azeite, mas este é em óleo vegetal.
    Nessa semana comi atum tão regalada!!!
    Mas esta semana fui pesquisar a razão de não poder comer atum enlatado e fiquei decepcionada!
    Afinal acho que é por causa do mercúrio!
    Os peixes grandes, por exemplo o atum, recebe muita poluição maritima e uma delas é o mercúrio. Que é tóxico para o feto e para nós também!!!
    Fiquei tão triste!!!
    Acho que dará um bom tema aqui no teu blog!!!
    Beijinhos! Ailec

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ailec
      Muito obrigado pela dica e pelo teu testemunho.
      Pronto a sabichona vai deixar mais um par de dicas sobre o atum, ok?
      Além do mercúrio o atum também deve ser evitado por estar na lista vermelha dos peixes, sendo uma espécie ameaçada.
      Quanto ao embalado em vazio, infelizmente os produtos embalados desta forma também podem transmitir o botulismo, que pode ser bastante grave, por isso é melhor cozinhar sempre o atum antes de consumir ;)
      Ainda assim não te preocupes, comer atum, ou qualquer outra conserva, tendo os devidos cuidados, não há-de fazer mal. Claro que se deve evitar comer por sistema, mas também não vamos deixar de comer completamente algumas coisas né?
      beijoca grande para ti e para o Gui :*

      Eliminar
    2. Parabéns Fabianne pelo artigo. Muito boas dicas e todas certas. No entanto, é bom salientar que o risco de intoxicação é muuuuito pequeno. Mas mesmo assim é um produto a usar apenas numa emergência.

      Eu sou uma que adora latas, ou adorava :)
      Especialmente no verão com as saladinhas.
      Este ano comecei a reduzir, passei a comprar o feijão (por exemplo), cozo na pressão e depois congelo em doses individuais.
      O único que não dá para substituir é mesmo o atum.
      Quanto a este, sim é verdade que tem mais mercúrio por ser um predador, assim como o espadarte, o peixe espada... No entanto, segundo as autoridades oficiais, podemos consumir até 170g por semana sem risco.
      Por isso ailec, come à vontade.

      Eliminar
    3. Sim Cenoura, o risco é mínimo, aliás apenas é desaconselhado durante a gravidez em grande parte devido ao risco de contrair butolismo pela dificuldade de curar essa doença.
      Eu sou como tu, já só compro o atum em lata porque adoro nas minhas massas e saladas mas atenção a um pormenor: crianças pequenas só devem comer atum 1 vez por MÊS e nunca atum branco! O atum prejudica o seu desenvolvimento!

      Eliminar
    4. Ainda não sabia dessa do atum prejudicar o desemvolvimento...Mais uma coisa nova que aprendi contigo, Obrigada :)
      bjs

      Eliminar
  4. Olá Fabianne.

    Sempre tive imenso cuidado com as latas de refrigerantes por causa da tampa metálica que entra dentro da lata. É muito pouco higiénico, precisamente por estarem em armazéns sujeitos a urinas e fezes de roedores.

    Em relação às latas de conserva, uma vez que uso um abre-latas eléctrico, a tampa fica no íman da máquina.

    Parabéns por mais este tema, confesso que por vezes uso latas amassadas e tiro o conteúdo com garfos metálicos (atum, por exemplo).

    Sigo-te em silêncio, mas vou começar a participar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que nem a mim me tinha passado pela cabeça que fosse perigoso tirar atum da lata com um objecto metálico mas agora já tenho muito mais cuidado.

      Fico muito contente de ter mais uma seguidora e participante,
      Muito obrigado!

      Eliminar