domingo, 2 de dezembro de 2012

Os quimicos no nosso corpo


Todos os dias as mulheres estão expostas a químicos nos cosméticos, produtos de limpeza doméstica, plásticos, comida, água e muitas outras fontes. Produtos químicos domésticos comuns têm sido associadas a mais de 200 problemas de saúde, incluindo asma, depressão, ansiedade, vários cancros (incluindo os do ovário, mama e cérebro), defeitos congénitos e problemas de desenvolvimento, assim como doenças do sistema reprodutivo, cardiovasculares e imunes. Muitos destes produtos químicos são armazenados nos nossos corpos e acumulam-se ao longo do tempo para causar problemas de saúde após anos de exposição gradual.


A má notícia: as mulheres estão expostas a um número muito maior de produtos químicos prejudiciais do que os homens. Em geral, as mulheres usam mais produtos de cuidados pessoais (tais como perfumes, maquilhagem, cuidado das unhas e produtos para o cabelo), fazem a maior parte da limpeza doméstica (ainda!), comem mais alimentos com adoçantes artificiais, manuseiam mais pesticidas de interior (por exemplo, repelente de insectos), polvilham mais ambientadores de carpete, e queimam mais velas perfumadas que os homens. Por essas razões, as mulheres estão em maior risco de problemas de saúde devido a exposição a longo prazo, a baixos níveis de produtos químicos domésticos nocivos. Embora as mulheres estejam em maior risco do que os homens, o grupo com o maior risco de todos é o das crianças. O fígado é o principal órgão que elimina as toxinas do corpo e até dois anos de idade, os fígados dos bebés estão subdesenvolvidos e não totalmente capazes de remover substâncias químicas nocivas dos seus corpos.

A boa notícia: a exposição à maior parte dos químicos em casa é evitável. Ao alterar as suas práticas, você pode diminuir a exposição a produtos químicos domésticos. Ao reduzir a exposição da sua família a química diários, você pode reduzir as probabilidades de doenças em desenvolvimento, tais como cancro, ansiedade, problemas respiratórios e até mesmo doenças cardíacas e derrames atribuída ao baixo nível de exposição durante um longo período.

Reduzir a exposição não é tão difícil quanto você pensa. Depois de aprender sobre as alternativas naturais seguras para os produtos que contenham químicos em sua casa, é simplesmente uma questão de aprender quais os produtos e ingredientes para escolher e quais evitar. Para o cuidado pessoal, produtos de limpeza e pesticidas, isso significa aprender sobre os ingredientes listados nos rótulos dos produtos.

(este texto é uma tradução de: http://loveyourbody.nowfoundation.org/harmful_chemicals.html)





Muitos destes químicos com os quais entramos em contacto diariamente acabam por acumula-se nos nossos seios, aumentando o risco de cancro e tumores mamários e "infectando" o leite materno.
Estudos efectuados, demonstraram que vários quimicos como pesticidas, dioxinas, BPA e retardadores de chamas estão presentes no leite materno e são passados para o bebé.

Apesar deste fenómenos, a organização mundial de saúde continua a acreditar que é preferível amamentar a dar fórmula ao bebé, mas não será ainda melhor tentar reduzir o número de químicos com os quais entramos em contacto diariamente para que não só o leite seja mais saudável mas também nós próprios?

Foi criada uma página web para ajudar as mamãs e futuras mamãs a criar leite mais saudável para os seus bebés - http://www.safemilk.org/ - onde poderão encontrar estudos, gráficos e outros blogs que abordam este tema e assim ficar mais informadas sobre o mesmo e talvez tornar-se a vocês e às vossas famílias mais saudáveis  :)

2 comentários:

  1. muito bom, gostei do teu topico... vou dar uma vista de olhos a pagina web que falas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Alexandra!
      Este tema para mim é muito importante por isso espero ter conseguido passar bem a mensagem da quantidade de porcaria que estamos a pôr nos nossos corpos diariamente e do perigo que isso representa para nós, para as nossas famílias e para as nossas estrelinhas.
      Esta foi uma das principais razões pelas quais eu mudei o meu estilo de vida.
      beijinho e obrigado

      Eliminar