segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

A minha lista de filmes de Natal

O Natal é uma época de tradições. Montar a árvore de Natal, construir o presépio, comer bacalhau na consoada, ir à Missa do Galo... cada família tem as suas.

Aqui em casa, este ano, decidimos começar uma nova tradição. Em vez da típica caixa de chocolates com a janelinha que se abre a cada dia que passa até ao Natal, vamos simplesmente desfrutar juntos de um filme alusivo a esta época cada dia.

Aqui fica a lista dos 25 filmes que seleccionámos.


Grinch (The Grinch)
Baseado no livro do famoso Dr Seuss. Dentro de um floco de neve existe a terra mágica de Quemlândia. Em Whoville, vivem os Quem, uma espécie quase mutante de pessoas. Todos os Quem amam o Natal, mas nas aforas da sua amada Quem-lândia vive o Grinch. O Grinch é uma criatura desagradável que odeia o Natal, e planeia roubá-lo dos Quem, que ele também abomina. No entanto, uma pequena criança, Cindy Lou Who, decide tentar fazer amizade com o Grinch.








Amor Acontece (Love, actually)
As personagens apaixonam-se, desapaixonam-se, algumas estão com a pessoa certa, algumas estão com a pessoa errada, algumas têm um caso amoroso, algumas estão em período de luto, uma sinopse da realidade. Em todas as idades e níveis sociais, o amor é o tema. O amor romântico e o amor fraternal é a miscelânea durante todo o filme. A maior parte do filme foi filmado em Londres, durante o Natal e todos os personagens acabaram no aeroporto de Heathrow.








A Christmas Carol
O avarento senhor Ebenezer Scrooge é acordado na véspera de Natal por espíritos que lhe revelarão a sua própria existência miserável, as oportunidades desperdiçadas por ele durante a sua juventude, a sua crueldades actual, e o terrível destino que o espera se ele não mudar a sua forma de ser. Scrooge é confrontado com a sua própria história de amargura e maldade crescente, e deve decidir o que acontecerá no seu próprio futuro: a morte ou a redenção.








O Expresso Polar (The Polar Express)
Esta é a história de jovem herói que embarca, na véspera de Natal, num poderoso comboio mágico com destino ao Pólo Norte, à casa do Pai Natal. O que se desenrola é uma aventura que segue um menino duvidoso. Durante esta percurso, ele embarca numa jornada de auto-descoberta, que lhe mostra que a maravilha da vida nunca se desvanece para aqueles que acreditam.










Sozinho em Casa (Home Alone)
É época de Natal e a família McAllister prepara-se para uma viagem de férias a Paris. Mas o caçula da família, Kevin entra numa briga com o irmão mais velho e é enviado para o quarto no terceiro andar. Na manhã seguinte, o resto da família apressa-se para chegar ao aeroporto a tempo e esquecem-se completamente de Kevin, que agora tem a casa só para ele. Ficar sozinho em casa foi divertido até que Kevin descobre que dois assaltantes, Harry e Marv, estão prestes a roubar a sua casa. Kevin age rapidamente e improvisa armadilhas pela casa para parar os assaltantes e trazê-los à justiça.






Sozinho em Casa 2 (Home Alone 2)
Desta vez a família McCalister planeia ir de férias de Natal para Flórida. No Aeroporto, Kevin perde-se de toda a família e acaba por ir para Nova Iorque. Lá, Kevin torna-se amigo do proprietário de uma simpática loja de brinquedos e também de uma mulher sem abrigo que alimenta os pombos do parque. Quando Kevin descobre que os seus dois velhos inimigos fugiram da prisão, Harry e Marv e que arquitectam um plano para assaltar a loja de brinquedos na véspera de Natal, Kevin faz planos para os deter. Entretanto, quando a mãe de Kevin se apercebe que se esqueceram do filho corre para Nova Iorque para procurá-lo.






O Estranho Mundo de Jack (Nightmare before Christmas)
Jack Skellington, é o rei abóbora de Halloween Town, está entediado por fazer a mesma coisa todos os anos para o Halloween. Um dia ele descobre a Cidade do Natal, e fica tão impressionado com a ideia do Natal, com a alegria, com a musica e com a boa disposição que tenta fazer com que os residentes, da cidade de Halloween o ajudem a preparar o Natal em vez do Halloween - mas, infelizmente, eles não percebem bem o conceito.









Santa Cláusula (The Santa Clause)

O Pai Natal sofre um acidente no telhado da casa de Scott Calvin, que é um vendedor de brinquedos. Impossibilitado de continuar o seu trabalho, o Pai Natal pede ajuda e Scott atende o seu pedido, mas pouco tempo depois começa a engordar e sua barba a crescer. É então que percebe que se está a transformar no novo Pai Natal.











Santa Cláusula 2 (The Santa Clause 2)

Após 8 anos ocupando o posto de Pai Natal, Scott Calvin é considerado a pessoa mais indicada para o cargo. Entretanto, Scott enfrenta problemas. Além de estar perdendo peso inexplicavelmente, o seu filho Charlie entrou neste ano para a lista dos meninos maus. Scott decide voltar para casa para saber o que se está a passar com Charlie, deixando no seu lugar um substituto. Porém, logo após a viagem de Scott, o Pai Natal temporário começa a tomar medidas arbitrárias, que modificam as definições de bom e mau e pode acabar por estragar o Natal.







O Amor não tira Férias (The Holliday)
Em Londres, Iris Simpkins escreve uma coluna de casamentos num jornal e nutre um amor não correspondido pelo seu colega Jasper Bloom. Perto do Natal, ela é informada de que Jasper está noivo e a sua vida vira de cabeça para baixo. Em Los Angeles, produtora de trailers Amanda Woods acaba de terminar a relação com o seu namorado infiel Ethan e quer esquecê-lo. Através de um site de troca de casa, Amanda impulsivamente troca a mansão dela pela casa de Iris em Surrey para o Natal. 







Elf (Elf)
Buddy era um bebé num orfanato que rouba o saco do Pai Natal e acaba no Pólo Norte. Mais tarde, como ser humano adulto que passou a ser criado por elfos, o Pai Natal permite-lhe ir a Nova Iorque para encontrar o seu pai biológico, Walter Hobbs. Hobbs, na lista dos meninos maus por ser um idiota sem coração, não tinha ideia sequer de que Buddy era nascido. Buddy, por sua vez, experimenta as delícias de Nova Iorque (e da cultura humana) como apenas um elfo pode. Quando o relacionamento de Walter com Buddy interfere com o seu trabalho, ele é forçado a reavaliar suas prioridades.






Arthur Christmas (Arthur Christmas)
Arthur Christmas revela a incrível, nunca antes vista, resposta à pergunta de todas as crianças: "Então como é que Pai Natal entrega todos os presentes numa noite?" A resposta: a emocionante, ultra-high-tech operação escondida no Pólo Norte. No centro do filme está a história de uma família num estado de disfunção cómica e um herói improvável, Arthur, com uma urgente missão que deve ser concluída antes da manhã de Natal.









Que Paródia de Natal (Christmas Vacation)
É época de Natal e do Griswolds estão a preparar-se para a festa de família sazonal, mas as coisas nunca funcionam sem problemas para Clark, a sua esposa Ellen e os seus dois filhos. A má sorte contínua de Clark é agravada pelos seus familiares desagradáveis​​, mas ele consegue manter-se calmo sabendo que seu bónus de Natal chega em breve.










Fred Claus
Durante a infância, Fred Claus sofreu com a santidade do seu irmão mais novo Nick. Alguns anos depois, Fred é um jovem fala barato, genial mas egoísta, em Chicago à procura de50.000 $para abrir uma loja de apostas. Quando um golpe dá errado, ele liga a Nick no Pólo Norte para pedir um empréstimo: Nick dá-lhe o dinheiro se Fred for uns dias ajudar com a corrida de Natal. O Pai Natal está a enfrentar uma auditoria de um especialista em eficiência, e não é agradável. O trabalho de Fred é analisar os gráficos e determinar quem é desobediente e quem é bom.







Tesouro de Natal (Jingle All the Way)
Howard Langston é um vendedor de uma empresa de colchões que está constantemente ocupado com o seu trabalho e constantemente decepcionando o seu filho. Depois de perder um campeonato de karate do filho, ele esforça-se para encontrar a uma forma de fazerem as pazes, e é quando ele lhe diz que quer um boneco do Homem Turbo como presente de Natal. Infelizmente para Howard, é véspera de Natal, e o boneco está esgotado em todas as lojas. 








Natal Radical (Christmas with the Kranks)
Tudo começa quando Blair, a filha do casal Krank, decide ir para o Peru numa viagem na qual conhece o seu futuro esposo Enrique DeCardenal. Sozinhos durante a época Natalicia, o casal Krank decide marcar um cruzeiro marítimo para o Caribe mas quando menos esperam recebem uma chamada da filha Blair dizendo que afinal vai passar o Natal em casa, forçando-os a organizar uma festa de Natal para sua querida filha.









Um Conto de Natal do Mickey (Mickey's Christmas Carol)
Curta-metragem de animação feito pelos estúdios Disney lançado em 1983, inspirado na história clássica de Charles Dickens, A Christmas Carol.
O curta conta com Tio Patinhas no papel de Ebenezer Scrooge, um velho egoísta e avarento que não tinha limites para sua ganância e desprezava sentimentos como amor, amizade e generosidade. Até que, em uma véspera de Natal, ele foi visitado pelos Três Fantasmas do Natal, que o fizeram compreender qual seria o seu destino final se ele não mudasse seus actos.







Mickey Um Natal Mágico (Mickey's Once Upon a Christmas)
Um filme com três partes com a temática de Natal. A primeira parte, "Pato Donald: Preso em Natal", é essencialmente um remake de O Feitiço do Tempo (1993), com Huguinho, Zézinho e Luisinho a reviver  o Natal ad infinitum. Em seguida é "Um Natal Muito Pateta", em que o Pateta tenta superar o ceticismo de seu filho sobre o Pai Natal. Finalmente, "Mickey & Minnie prenda dos Magos" recria o clássico conto de Natal do desprendimento.









Festeja o Natal com o Mickey (Mickey's Twice Upon a Christmas)
Mickey e o resto do grupo reúnem-se para uma nova aventura de Natal e pela primeira vez que eles são animações feitas por computador. Serão cinco mini filmes, que incluem: Belas no gelo, Natal: Impossível, Natal Maximus, O Presente de Donald e Mickey e o natal sem cão.











O Natal do charliw Brown (A Charlie Brown Christmas)
Quando Charlie Brown reclama sobre o sentido materialista que as pessoas dão ao Natal, Lucy sugere que ele se torne o diretor de uma peça teatral. Charlie Brown aceita, mas o que deveria ser uma lição, acaba se tornar numa experiência frustrante. Agora, ele deverá pedir ajuda a Linus para aprender o verdadeiro sentido do Natal.











O Conto de Natal dos Marretas (The Mupper Christmas Carol)
Uma adaptação do conto clássico de Dickens de Ebenezer Scrooge, avarento extraordinário. Ele é responsabilizado pelas suas formas covardes durante visitas nocturnas de fantasmas do Natal Passado, Presente e futuro.













O Anti-Pai Natal (Bad Santa)
É a história de dois vigaristas que vão numa viagem pelos shoppings vestidos como Pai Natal e o seu duende. Em vez de espalhar bom ânimo a motivação da dupla é roubar cada estabelecimento, uma estratégia que se torna complicada quando se deparam com um menino de 8 anos de idade, que lhes ensina o verdadeiro significado do Natal.












The Most Wonderful Time of the Year
A encantadora mãe solteira Jennifer Cullen é céptica quando se trata de Natal. Na verdade, até mesmo o seu filho de seis anos de idade, Brian, está a ter dificuldade em acreditar no Pai Natal. Mas quando o seu tio Ralph os visita e traz um passageiro de seu vôo chamado Morgan Derby, o coração da duvidosa Jennifer desperta para a possibilidade de que talvez o Natal realmente realiza milagres. 









Um Natal Aloprado (I'll be Home for Christmas)
O filme, conta a história de um estudante que resolve, na última hora, voltar para a casa dos seus pais durante o feriado de natal. Enquanto se mete em muitas confusões no caminho de casa, ele aprende uma série de lições sobre o significado da vida e da data.












Milagre em Manhattan (Miracle on 34th Street)
Remake do clássico "Mirachle on 34th Street". Na época do Natal, um homem é contratado para trabalhar como Pai Natal na loja de brinquedos onde trabalha a mãe de Susan. A menina não acredita que o Pai Natal existe, mas o homem diz que está ali para provar à menina e a todas as pessoas que ele é mesmo o Pai Natal, e que ele existe.











Espero que gostem e que também vocês criem as vossas tradições!

Atenção: Nem todos os filmes desta lista são apropriados para crianças. A lista não está feita por nenhuma ordem especifica.




2 comentários: