sexta-feira, 26 de julho de 2013

Grávidas VS Treinantes



A caminho do final do nosso 10º ciclo de treinos, começo a sentir-me mais tranquila e em paz com a demora na chegada do nosso rebento.
Claro que ainda há dias que me sinto mais desanimada, mas, regra geral, consigo manter-me positiva e com as esperanças altas, confiante que o nosso momento chegará e que o nosso bebé é só um bocadinho mais teimoso  :)

Apesar desta melhoria no meu estado de espírito geral e de ter conseguido atingir um ponto de aceitação, alguns comentários continuam a atingir-me profundamente.
Hoje cheguei mesmo à conclusão que, infelizmente, nos dias que correm ainda há uma imensa falta de compreensão, conhecimento e empatia, por parte da maioria das pessoas que nos rodeiam, relativamente a situações de infertilidade ou em que simplesmente esse tão desejado positivo tarda mais um bocadinho em aparecer.
Então, para brincar um bocadinho com esta situação, resolvi escrever (de uma forma sarcástica e exagerada) uma lista de 10 diferenças entre o tratamento dado às grávidas e às treinantes.


A grávida pode ter todos os sintomas, desde náuseas a pés inchados, e partilhá-los com todos à sua volta, que isso é normal e até um sinal positivo na evolução do seu estado.
A treinante, durante a fase lútea, bate com um seio alargado e sensível no móvel de casa de banho e se contar esta peripécia a alguém, terá como resposta alguns risos mal disfarçados e a confirmação que está a ficar chéché.


A grávida, mal tem um sobressalto no seu caminho, toda a gente tem um conselho sábio e uma palavra amiga para dar, tentando ajudá-la a ultrapassar essa situação, mesmo quando ela não o solicita.
A treinante tem algum problema e o único conselho que ouvirá até que lhe caiam as orelhas é que tem que relaxar.


A grávida sustenta a sua barriga com orgulho enquanto outros a olham com um misto de ilusão e inveja.
A treinante guarda o seu segredo a sete chaves para não ouvir coisas como que é "uma coitadinha" e que "a amiga da tia da avó só engravidou quando foi numa viagem às ilhas Seychelles aos 50 anos de idade, depois de 20 anos de tentativas e muitos tratamentos frustrados". 


A grávida pode ter esperanças, sonhos e ilusões, pode falar de bebés até que a língua deite fumo e toda a gente a seguirá com o brilho nos olhos e um sorriso sincero.
A treinante mal fala num plano de futuro e as pessoas rapidamente a informam que "não pode pensar nisso, que está mais que provado que se não se pensar fica-se grávida em 2 dias".


A grávida pode esvaziar as contas bancárias para comprar a colecção completa de roupa e acessórios do Mickey Mouse ou da Hello Kity e despertar suspiros de ternura por todo o mundo.
A treinante, se sequer lhe ocorrer, gastar 20€ num suplemento natural que lhe regule o ciclo e lhe facilite a vida, é encaminhada para o Hospital Psiquiátrico mais próximo e fechada a sete chaves, com direito a um colete de forças apertado até que lhe ranjam os ossos, porque "não faz sentido nenhum gastar dinheiro com estas patetices".


A grávida pode chorar baba e ranho porque "o raio do boião das ervilhas está a brincar com ela e não se abre de propósito", que toda a gente compreenderá que as hormonas da gravidez têm destas coisas.
A treinante, carregada de comprimidos e injecções de hormonas durante a maior parte do ciclo, tem que manter a compostura como se fosse a Rainha de Inglaterra e ai dela se perde os nervos com alguém ou que deite uma lágrima.


A grávida pode desabafar todas as suas tristezas, angustias e frustrações que toda a gente lhe dará um ombro amigo, não vá ela entrar em depressão porque não consegue ver os pés.
A treinante mal mostra uma ponta de desespero por o seu corpo lhe estar a falhar e cai-lhe o cabo e a trindade em cima porque "a culpa é toda dela por andar stressada" e volta a história da amiga da tia da avó.


A grávida, com um barrigão de 8 ou 9 meses, ouve alguém perguntar "quando nasce o bebé?" e não tarda em admitir, com o olhar já cansado, que "já devia era estar cá fora, nove meses custam a passar".
A treinante espera durante anos o seu positivo e as pessoas acham que ela "ainda é jovem, tem muito tempo, não há pressa, não tem problema"... independentemente da idade e situação da mesma.


A grávida tem direito a 3 ecos durante a sua gestação, bem como várias análises e exames para despiste de possíveis problemas e toda a gente acha pouco porque é preciso acompanhar cada centímetro do desenvolvimento do bebé, mesmo estando a ser acompanhada no público.
A treinante vai pagar um balúrdio por uma consulta privada com um médico XPTO da Universidade Suprema Inter-Galáctica e ai dela que peça algum exame antes de tentar um ano,  "isso é desnecessário e não serve para nada".


A grávida cai do sofá do Ikea a 15 cm do chão coberto de almofadas e pode ir a correr às urgências de qualquer hospital que o melhor é ver o que se está tudo bem, não vá o karma (ou o diabo) tecê-las.
A treinante... a treinante tenha o que tiver é melhor ficar em casa que se não vai entupir os centros médicos e gastar o dinheiro descontado pelos contribuintes e se por acaso rectificar que vai mas é ao privado a história é a mesma, não importa onde vá porque vai desperdiçar o dinheiro e a paciência dos outros e já ninguém tem paciência para ouvir as suas lamechices, bolas!



Voltando à realidade, este texto é apenas uma brincadeira e de nenhuma forma um ataque às grávidas. Veja-se que eu também aspiro esse estado de graça. Parece-me mais que justo que as gestantes possam desabafar, pedir conselhos e até desesperar um bocadinho, bem como têm direito a todos os serviços médicos que fazem parte do nosso sistema se saúde actualmente e talvez mais ainda. 
Este texto serve apenas para dar umas boas risadas e talvez criar um bocadinho mais de empatia para com as treinantes que, quer estejam a treinar à 2 meses, à 2 anos ou até mais, merecem que os seus sentimentos e peripécias sejam respeitadas, tal como se esperaria para qualquer outra pessoa ou situação.



Bons Planos para Todos e como diz uma menina muito fofinha que por aí anda "Sejam Felizes"!

2 comentários:

  1. Percebo-te perfeitamente, pois já passei por isso tudo, sendo a maçã triste.
    Um beijinho enorme e muita força!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá linda!
      E agora tens a caminho uma princesa linda :D
      Como está a correr tudo?
      Certamente com muitas peripécias engraçadas também :)
      beijinho para as duas :*

      Eliminar