segunda-feira, 1 de julho de 2013

O Mundo das Fraldas Reutilizáveis: Erros Comuns



Por esta altura, espero que muitos de vocês já se sintam mais confiantes e cómodos neste Mundo das Fraldas reutilizáveis e que os dias de interrogações sobre as vantagens e facilidade no seu uso já tenham ficado para trás.
No entanto, e como errar é humano, reuni uma lista dos Erros mais Comuns no uso de Fraldas Reutilizáveis para vos (tentar) poupar algumas dores de cabeça e facilitar o processo de aprendizagem.


1. Não mudar a fralda vezes suficientes
A urina, combinada com as bactérias presentes nas fezes, podem causar sensibilidade na pele do bebé e levar a assaduras, pelo que é muito importante mudar a fralda do bebé regularmente.
Durante os primeiros meses de vida, é normal os bebés urinarem, em média, 20 vezes e fazerem cocó, pelo menos, 2 vezes por dia, pelo que se aconselha colocar uma nova fralda a cada duas ou três horas (independentemente de se tratarem de fraldas reutilizáveis ou descartáveis).
Durante a noite, é normal a fralda ser mudada menos vezes. Nesse caso especifico pode-se colocar um ou mais absorventes extras e mudar a fralda assim que o bebé acorde ou caso nos demos conta que o bebé fez cocó. 


2. Não comprar fraldas suficientes
Especialmente durante os primeiros meses, em que o bebé necessitará de mais mudas, é importante ter entre 24 e 36 fraldas, de forma a estarem sempre, pelo menos, 20 fraldas limpas enquanto as outras estão a ser lavadas.
Também é bom ter em conta que, quanto menos fraldas se tiver, mais frequentemente elas terão que ser lavadas, o que levará a uma menor durabilidade das mesmas.


3. Não comprar o tamanho correcto de fraldas e/ou capas
Numa tentativa de poupar mais um pouco, algumas famílias caem no erro de comprar fraldas de tamanhos superiores às aconselhadas para o peso e medida do bebé, pensando que essas servirão. Este é um erro enorme!
Além de, ao fazer isto, se encontrarem com um rabiosque de bebé gigantesco e que provavelmente não caberá dentro das roupas, fraldas que não sejam do tamanho correcto darão seguramente origem a fugas e não serão confortáveis para ele.


4. Usar creme de assaduras sem proteger a fralda
Uma vez que os cremes para as assaduras levam a problemas de acumulação e repelência das fraldas, o que diminui o seu poder de absorção, é extremamente importante colocar, sempre que estes se utilizem, um tecido protector, seja ele descartável ou reutilizável, entre a fralda e o bebé.


5. Colocar um absorvente de micro-fibra directamente em contacto com a pele do bebé
A micro-fibra é um material sintético extremamente absorvente e fácil de secar, o que se traduz num maior conforto para o bebé pois acaba por sentir-se mais seco. No entanto, a micro-fibra, ao ter um poder de absorção tão grande, acaba por retirar a humidade da própria pele do bebé, o que dá origem a irritações e assaduras.
É preferível colocar sempre tecidos naturais como o algodão directamente em contacto com o corpo do bebé e a micro-fibra debaixo destes.


6. Não ler as instruções do fabricante
Ainda antes de se avançar com a compra de qualquer tipo de fraldas, deve-se ler cuidadosamente as instruções do fabricante e ver que materiais são utilizados no fabrico da fralda em questão e que cuidados de lavagem, utilização e manutenção se devem ter.
Este simples passo ajudará a aumentar não só a durabilidade das fraldas, mas também o conforto do bebé.


7. Não experimentar diferentes marcas e modelos de fraldas
Mesmo quando as características e qualidade de um tipo de fralda parecem as ideais para as necessidades próprias da família, é melhor comprar várias marcas e modelos e ir experimentando-las.
Cada bebé tem uma anatomia diferente, por isso, uma fralda que fique perfeitamente ajustada a um, pode ser um desastre para outro. Por outro lado, à medida que o bebé vai crescendo o seu corpo vai-se modificando, pelo que uma fralda que lhe servia nos primeiros tempos, pode deixar de ser a ideal passado alguns meses ou até semanas e vice-versa. 
Além disso, é importante ver como reagirá o bebé aos materiais de cada fralda.
Ao possuir uma diversidade de fraldas, é provável que o seu desgaste seja também mais homogéneo e permitirá ter uma fralda ideal para cada tipo de situação e fase de crescimento do pequeno.


8. Não utilizar correctamente uma bolsa impermeável para guardar as fraldas sujas
Armazenar as fraldas reutilizáveis sujas de forma segura até ao momento da sua lavagem não é um processo complicado, mas há que ter alguns cuidados.
A melhor forma para evitar maus cheiros e a proliferação de bactérias é colocar as fraldas sujas dentro de um saco impermeável de boa qualidade, mantendo-o sempre (ou sempre que possível) aberto, numa zona fresca e que não apanhe sol directamente.
Muitas famílias escolhem comprar um cesto como os utilizados para a roupa suja, que permita a circulação de ar, forrando-o com uma bolsa impermeável grande e colocando-o perto da zona onde mudam as fraldas ao bebé.
No caso de se sair de passeio, é importante levar sempre uma pequena bolsa impermeável, mesmo quando se planeie estar longe de casa por um curto período de tempo e, ao chegar a casa, passar as fraldas dessa para uma bolsa grande e aberta como a descrita acima, o mais prontamente possível. 


9. Não lavar as fraldas frequentemente
Lavar as fraldas diariamente pode ser uma meta inalcançável para muitas famílias, dito isto, lavar as fraldas apenas uma vez por semana será uma das formas mais rápidas de as destruir.
Quanto mais tempo as fraldas estiverem sem ser lavadas, mais se assentará o amoníaco da urina e as manchas das fezes, pior cheirarão e mais difíceis serão de limpar. 
De preferência as fraldas deverão ser lavadas cada 2 ou 3 dias e ser guardadas enquanto sujas de acordo com as instruções do ponto anterior.
Neste post poderão ler mais alguma informação sobre a lavagem das fraldas.


10. Não perceber a diferença entre fibras naturais e fibras sintéticas
Antes de adquirir qualquer fralda convém perceber que estes dois tipos de materiais têm características diferentes e, por exemplo, não devem ser misturados na lavagem.
As fibras sintéticas fazem excelentes absorventes que se secam de forma muito rápida, tolerando altas temperaturas de lavagem, branqueamentos e enxaguamentos, já as fibras naturais, como o cânhamo e o bambu, são mais puras, têm um menor impacto no meio ambiente, tanto no seu processo de produção como no de biodegradação e possuem menos químicos (ou nenhuns no caso de serem orgânicas) na sua composição, o que as torna mais suaves para a pele do bebé, no entanto a sua durabilidade tende a ser menor.


11. Não pesquisar a forma "correcta" de lavar as fraldas
Uma vez que se tratam de fraldas reutilizáveis, um ponto muito importante para a sua manutenção e correcto funcionamento é o processo de lavagem.
Desde o tipo e quantidade de detergente utilizados até à temperatura da água, tudo terá um impacto directo na limpeza, durabilidade e capacidade de absorção das fraldas.
Atenção, não quero com isto dizer que seja difícil estabelecer uma rotina de lavagem correcta, mas é bom ter em mente uma série de guias gerais para não danificar este precioso investimento e evitar problemas futuros de cheiros, acumulação e repelência. 
Aqui poderão encontrar um post com guias gerais, dicas e conselhos de lavagem.


12. Não ajustar a fralda correctamente
No ponto 3 já falei um pouco sobre a importância de escolher as fraldas correctas para o tamanho do bebé, no entanto este ponto está mais direccionado a quem escolhe fraldas de tamanho variável.
Aqueles que decidam que as fraldas de tamanho único serão a melhor opção para as necessidades da sua família  devem lembrar-se que o tamanho deste tipo de fraldas se ajusta à medida que o bebé cresce e que um ajustamento incorrecto pode dar origem a assaduras nas zonas dos elásticos e a fugas.
Apesar de à primeira vista poder parecer difícil escolher e/ou ajustar a fralda para ficarem correctamente ajustadas ao bebé, na realidade, todas as fraldas vêm com indicações acerca do peso e medida para as quais são aconselhadas. Já colocadas, basta verificar que estão ajustadas mas não apertadas, que todas as zonas de elásticos estejam em contacto com o bebé e que os absorventes se encontrem completamente inseridos no interior da capa.
Outro ponto a ter em mente é a quantidade correcta de absorventes a colocar. Absorventes a menos, especialmente durante os períodos nocturnos e de sestas, poderão não ser suficientes para a quantidade de humidade que a fralda necessitará acumular, por outro lado, absorventes a mais irão acabar por levantar a zona do elástico das pernas do bebé, criando aí uma abertura que dará origem a fugas. Quando se precise de mais absorção, é preferível optar por um absorvente de cânhamo ou de micro-fibra (atenção às indicações do ponto 5 para este último) do que tentar colocar vários absorventes dentro da fralda.


13. Não retirar as fezes antes de lavar as fraldas
As máquinas de lavar actuais já são muitíssimo eficientes, ainda assim não se pode esperar que façam milagres!
Primeiro porque a sua função não é desfazer-se de dejectos e segundo porque quanto mais tempo estes estiverem em contacto com as fraldas mais difícil será lavá-las.
Retirar os cocós das fraldas logo após a sua utilização, não só será mais higiénico, mas também permitirá à sua correcta limpeza.
Mesmo as fraldas com cocós de amamentação, apesar destes serem solúveis em água, ficarão muito mais limpinhas se se retirar o máximo possível de sugidade logo a seguir à muda da fralda.
Podem encontrar mais dicas sobre como lidar com o cocó aqui.


14. Pensar que as fraldas reutilizáveis se parecem às descartáveis
As fraldas reutilizáveis têm mudado e evoluído imensamente ao longo dos últimos anos, no entanto, mesmo as Fraldas Tudo em Um serão diferentes das descartáveis em alguns pontos.
Além destes dois tipos de fraldas serem feitos de matérias completamente diferentes, as fraldas descartáveis têm um toque plástico e são mais pequenas, mudando de forma ao longo do período de uso. Esta mudança deve-se ao facto de absorverem e acumularem a humidade através de cristais químicos denominados Poliacrilato de Sódio.
As fraldas reutilizáveis, pelo contrário, têm um toque mais natural e não mudam de forma durante o período de uso. A forma dos absorventes é a mesma quer estes estejam ou não húmidos.
Podem ver mais diferenças entre as fraldas descartáveis e as reutilizáveis aqui.


15. Não informar as restantes pessoas que vão manusear as fraldas dos cuidados a ter com as mesmas
Este ponto é um daqueles que toda a gente se esquece.
Pesquisa-se todos os detalhes, escolhe-se as fraldas, compra-se umas quantas (ou muitas), começa-se a usá-las mas não se avisa os restantes utilizadores da correcta forma de armazenamento e lavagem e assim, de um momento para o outro, os acidentes acontecem.
Felizmente evitar este pequeno erro é muito fácil. Sempre que outra pessoa vá manusear as fraldas, basta dar-lhe um par de dicas desta lista, criar uma listinha própria ou atá buscar uma outra online para ter por casa e voilá, problema resolvido!



Bons Planos!

Sem comentários:

Enviar um comentário