terça-feira, 16 de julho de 2013

A minha Histerossalpingografia


Antes de mais queria pedir desculpa a todos aqueles que ontem estavam à espera do post do Mundo das Fraldas Reutilizáveis, este terá que ficar para o próximo mês.
Ontem ao inicio da tarde fomos, finalmente, fazer a nossa histerossalpingografia (mas que palavrão!) e infelizmente a minha reacção não foi muito boa, pelo que acabei por ficar a vegetar na cama o resto do dia.


Para quem nunca teve que passar por este processo, uma Histerossalpingografia (HSG) é uma radiografia que permite analisar as trompas e a cavidade uterina e perceber se existe algum tipo de bloqueio, dilatação ou corpo estranho nestas áreas.

De acordo com a página fertilidadeumaviagem, a HSG  "é normalmente realizada na secção de radiologia e demora aproximadamente 15 minutos. A radiografia em si é muito rápida, mas os preparativos, nomeadamente a introdução dos instrumentos, demoram mais tempo. Este exame implica a utilização de vários instrumentos. Porém, o primeiro passo é sempre igual: é introduzido um espéculo e o colo uterino é desinfectado, geralmente com iodo. Seguidamente, é utilizado um pequeno par de fórceps para imobilizar o colo uterino, o que pode provocar uma sensação de picada.
Depois, com a ajuda de outro instrumento, é introduzido um contraste radiológico, oleoso ou aquoso, no útero através do colo uterino. Quando a pressão aumenta, este líquido desloca-se ao longo das trompas de Falópio e eventualmente até à cavidade abdominal, o que permite examinar a forma e a estrutura da cavidade uterina, bem como verificar se as trompas de Falópio estão ou não obstruídas. A pouco e pouco, vão sendo realizadas várias radiografias para acompanhar o percurso do líquido; os resultados são chamados frequentemente de “fill and spill”, dado que o líquido de contraste enche (“fill”) a cavidade e espalha-se (“spill”) através das extremidades das trompas, confirmando se estas se encontram obstruídas (ou não). Durante o exame, as trompas podem por vezes contrair-se, criando uma falsa imagem de obstrução. Por este motivo, os resultados só serão conclusivos se o exame decorrer normalmente. Se a HSG revelar anomalias, será posteriormente realizada uma operação visual para confirmar ou refutar os resultados."

Se buscarem pela internet testemunhos de quem passou por este procedimento encontrarão experiências que vão desde relatos de absolutamente nenhuma dor sentida até àquelas que passaram por dores horríveis.
O meu caso ficou pelo meio das duas.

A etapa da preparação para o exame foi um pouco complicada, o meu útero estava tenso e apertado, pelo que foi necessário introduzir várias vezes o espéculo e o instrumento que permite a injecção do liquido de contraste, que estava continuamente a sair do sitio, ainda assim esta parte não foi dolorosa, apenas um pouco desconfortável.
Já o exame em si, do lado direito posso dizer que não senti praticamente nada, apenas uma ligeira pressão durante a entrada do liquido, já do lado esquerdo a sensação foi algo como se me estivessem a queimar por dentro. Isto porque a minha trompa esquerda estava colada (Sim, colada! Isto não lembra a ninguém!). A boa noticia é que durante o procedimento ela abriu completamente.

Para mi a pior parte iniciou-se umas horas após o procedimento, altura na qual me começaram a surgir dores horríveis, semelhantes a dores menstruais mas mais severas e que me deixaram completamente imóvel. 
Foram algumas horas de angustia profunda, sem conseguir encontrar uma posição minimamente confortável e sem que os analgésicos fizessem qualquer efeito, hoje, felizmente, já estou quase a 100% e na sexta feira já saberemos qual será o próximo passo a dar com base nos resultados do HSG.

Neste momento estamos ainda à espera do relatório de da consulta com a minha GO para confirmar um par de situações.
Durante a radiografia a médica viu que tenho um par de pólipos que, devido à sua localização (entrada das trompas), possivelmente não poderão ser retirados e também mencionou que tenho "Trompas Impermeáveis". Como na altura nem prestei muita atenção a esta situação, ainda não sei a localização exacta dos pólipos nem se esta situação das trompas é mesmo certa e se é só uma ou se são as duas.

Bons Planos e dias Férteis para todos!

8 comentários:

  1. Espero que já estejas melhor das dores e que o descolamento das trompas dê resultado brevemente. Um beijinho enorme e boa sorte. Fico a torcer para que sexta tragas boas noticias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado querida!
      Hoje já me sinto muito melhor :)
      beijoca grande para ti e para a tua princesa

      Eliminar
  2. Ao ler-te o meu útero arrepiou-se! Espero que estejas melhor e que em breve venham boas notícias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado querida!

      Realmente o dia de ontem foi complicado, mas já passou, hoje já estou quase a 100% :)
      São as pedrinhas que temos que apanhar para construir o nosso castelo :)

      beijoca boa para ti e para a princesa :*

      Eliminar
  3. Esse exame assusta-me imenso, mas o resultado vai valer a pena.
    Bjo grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado :)
      Realmente para mim foi muito pior o pós-exame que o exame em si. Tinha ouvido histórias horríveis e isso deixa-nos sempre o pouco assustadas.
      No entanto aquilo que me aconteceu a mim depois do exame não é muito comum e sinceramente, mesmo depois disto tudo eu voltaria a fazê-lo :)

      beijinho

      Eliminar
  4. Tenho fé k vais conseguir! Agora com as trompas descoladas o meu sobrinho vai xegar num instante! :)
    Beijinho grande
    Nói

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado querida :)
      Como vai tudo contigo e com o teu menino?
      Já se está a aproximar a hora e eu desejosa de conhecer o meu sobrinho :D

      beijoca

      Eliminar