sexta-feira, 23 de novembro de 2012

E viveram felizes para sempre...


Fazer um bebé é fácil, penso que quase todos concordarão com isso. Se não fosse fácil não haviam tantos "sustos" e "inesperados".

Decidir ter um bebé é algo mais complicado!

Primeiro o alarme biológico tem que começar a soar.
Depois, um dos membros do casal tem que ganhar coragem para suavemente começar a conversa, e digo suavemente porque em 90% dos casos pensa-se que a outra pessoa ainda não quer ou não está preparada, por isso aborda-se o tema como quem entra numa sala pequena cheia de bibelôs até ao tecto - devagarinho, com muito cuidado, sem fazer movimentos bruscos e a tentar olhar para todos os lados ao mesmo tempo para não partir nada.
Se tudo correr bem (e vamos assumir que sim), a outra parte também acha que já está na altura e marca-se uma data de inicio de treinos.
Só depois de tudo isto surge a loucura. Sim, a loucura!
Enquanto que os homens, seres simples, confiantes e seguros, pensam apenas "Acabaram-se as borrachas" e deixa-se a natureza seguir o seu caminho, as mulheres entram em modo piloto automático baby fever! Não importa se normalmente somos calmas, descontraídas e optimistas, no momento em que a decisão é tomada a nossa cabeça passa a estar, a maior parte do tempo, ocupada com coisas de bebé. 
A quantidade de acções e decisões a tomar é por momentos esmagadora. Deixar o anti-contraceptivo, buscar um bom GO, falar com o médico de família, fazer exames, começar a tomar vitaminas, alterar a dieta, atingir o peso ideal, fazer um seguro de saúde, averiguar se a casa é confortável e segura para um ser que ainda nem sequer existe... E depois o turbilhão de emoções e medos! Será que estamos preparados? Será que vou ser uma boa mãe? Será que é uma boa altura?... Chega a ser esgotador!

A parte mais fascinante (ou não) é quando realmente deixamos o anti-contraceptivo hormonal. Se os homens já pensam que as mulheres são bichos de sete cabeças, com a paragem desta maravilha moderna a história atinge um nível nunca antes esperado. É como renascer! De repente tudo nos parece diferente, tudo se sente de outra forma, o corpo altera-se, o humor muda e a quantidade de sintomas novos que aparecem a cada semana deixaria qualquer um à beira de um ataque de nervos! 
A boa noticia para os homens é que, para balancear o inferno das oscilações hormonais, na maior parte dos casos, o desejo sexual da mulher aumenta e não, não é para fazer deles "máquinas de fazer bebés" é apenas o fim de um dos efeitos dos tais anti-contraceptivos. 

E assim, no meio de todo este devaneio  os treinos começam com a esperança que esse ser já tão amado apareça rapidamente e assim comece mais um final feliz!

11 comentários:

  1. ola! parece k tenho a honra de ser a primeira a dar os parabens, por mais esta iniciativa. Gostei muito, e apesar de ainda ser o primeiro de muitos posts inspiradores, arrisco a dizer que este blog pode muito bem vir a dar um livro :) Beijinhos e parabens!

    ResponderEliminar
  2. Adorei as imagens super bem escolhidas e o texto esta excelente :) Parabéns beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Rute! Andei aqui a dar voltas e voltas com o layout mas finalmente cheguei a este e achei que tinha muito a ver com a minha personalidade :) fico feliz de que também tenhas gostado :)

      Eliminar
  3. Gostei muito da ideia. Eu já sabia, mas aqui confirma-se o teu imenso jeito para escrever.

    Vou ser mais uma seguidora (já está nos favoritos :D) e compradora do livro :p

    Parabéns pela iniciativa e pelo trabalho

    (Dani)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Dani ;)
      Vocês já sabem que sou uma "ideota", ando sempre a inventar :)

      Eliminar
  4. Vou aqui deixar um agradecimento à Susan Stephenson e ao Nicky Brighton que tão amavelmente me deixaram usar o lindo desenho da barriguinha de grávida.

    A Susan Stephenson é uma parteira independente do Reino Unido. Infelizmente não trabalha em Portugal mas se andar por ai alguma menina desses lados e quiser alguma informação sobre os seus serviços, ou até contratá-la, a sua página web é http://www.susanstephenson.co.uk

    ResponderEliminar
  5. Olá Fabianne.

    "Fazer um bebé é fácil, penso que todos concordarão com isso."
    Infelizmente não concordo, mas eu também pensava como tu. Após mais de 1 ano de tentativas e um espermograma a dizer 0% de espermatozóides, digo-te hoje que fazer um bebé pode ser extremamente difícil e extremamente caro. Quando se descobrem os problemas, seja infertilidade masculina ou feminina, tudo muda. O processo de fazer um filho deixa de ser natural, torna-se doloroso, ansioso, triste, com muitas coisas negativas mas também muita coragem e força. Não foi fácil ter de passar por 2 ICSIs: 2 injecções na barriga durante quase 15 dias. Esperar que a produção de óvulos seja grande. No meu caso não foi da 1ª vez. Depois, a punção para extrair os ovócitos, os preparativos são iguais a uma pequena cirurgia. Depois disso, aguardar notícias para que haja fertilização e embriões. Quando estiverem prontos, é tempo para a transferência: perna aberta, limpeza lá em baixo, e uma dor aguda na inserção do cateter no útero durante uns segundos. Para mim, é a pior parte. Depois disso é aguardar 15 dias até se saber se estamos grávidas ou não. Eu tive 4 ovócitos na 1ª e deu 1 embrião com 4 espermatozóides que encontraram na biópsia do meu marido. Infelizmente deu negativo. Na 2ª, já com espermatozoides de dador, que foi logo de seguida tive 19, deu mais de 10 embriões que foram mantidos até aos 5 dias. Tranferiram-se 2 e congelaram-se 4. Resultado: negativo. Mais uma vez tentámos, mas desta vez uma TEC, que é apenas a transferência de embriões criopreservados. Finalmente deu positivo de 1 embrião e ficámos sem embriões congelados. Quando soubémos do positivo, o normal é pular de alegria e ficar feliz. Conosco, um medo terrível: podia ser uma gravidez bioquimica, ou uma ectópica e ainda podem acontecer abortos espontâneos. Não festejámos! Não ficámos contentes como deveríamos pois todo o processo é uma incógnita e vivemos em constante medo. Felizmente agora estou de 14 semanas e está a correr tudo bem.

    É fácil fazer um filho? ´Felizmente para a maioria das pessoas é. Infelizmente muitas não dão o devido valor a isso. Para outras, é complicadíssimo e muito dispendioso. Gastámos 11000€, sendo que metade do que gastámos o estado nem sequer comparticiparia pois só recentemente começa a fazer tratamentos com dador e apenas no Porto. Lágrimas de tristeza foi aquilo que mais tivémos. Saber que tenho um bebé e que não tem os genes do homem que eu escolhi, é muito triste, para ele nem se fala, a sua semente não irá perdurar.

    Posso-te dizer que tudo valeu a pena. Sabemos que temos força e coragem que não saberíamos de outra maneira. Para encarar isto tudo, é olhar para 1 passo de cada vez. Se começamos a fazer 1001 cenários alternativos, ficamos doidas! O que é certo é que existe solução e é para isso que se deve olhar. O dinheiro que se lixe e ainda bem que isto calhou a nós pois ainda temos dinheiro para tal. Penso nas pessoas que recebem ordenados mínimos e que nunca conseguiriam fazer isto. O Estado corta por completo a possibilidade de estas pessoas serem pais. Espero que as coisas mudem pois um simples processo de mandar vir espermatozoides de um outro país não é assim tão complicado e se o privado o faz, porque é que o público só faz num único hospital no Porto?

    Fazer um filho é fácil? Foi complicado, mas será fácil para nós amá-lo. A todos os casais que concebem naturalmente, agradeçam essa dádiva e pensem que há pessoas que passam por situações muito complicadas para tentar ter filhos. Dêem valor ao que têm e compreendam as pessoas que recorrem Às técnicas de PMA. Infelizmente ainda se ouvem muitas parvoíces de pessoas que nem fazem ideia do que é passar por isto e "cagam postas de bacalhau", desculpem-me a expressão eheheh.

    Felicidade é o que desejo e que façam muitos bebés fáceis :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazer um bebé é fácil, não só porque o acto em sim é fácil (e era a isso que me referia) mas também porque para a maior parte da população mundial não são necessários tratamentos e exames atrás de exames e outros procedimentos cansativos, evasivos e emocionalmente esgotantes.
      Apesar de eu ver as coisas desta forma, não penses que somos assim tão diferentes, se calhar temos mais em comum do que podes imaginar, eu apenas escolho pensar de forma positiva, não ver o mau, ou fingir não vê-lo, porque acredito que pensamento positivo atrai coisas positivas. Há sempre alguns dias maus ou alguns momentos do dia piores, mas acordar com um "bom dia alegria" e adormecer com um "doces sonhos" ajuda.
      Desejo tudo de bom para a tua gravidez, muita felicidade e muito amor para esse bebé e parabéns por terem conseguido o vosso final feliz, porque mesmo que não tenha sido como vocês imaginaram, o que importa é que conseguiram! :D
      beijinho

      Eliminar
  6. Minha querida Fabiane, fico muito contente por saber que estás a construir um blog sobre os ideais ecológicos!
    Hoje em dia e num mundo capitalista, as marcas tentam superar as restantes a todo o custo, fazem publicidades, entregam amostras e tentam transmitir que o seu produto são os melhores. Por vezes até é uma ideia tão enraizada e tão implantada desde a nossa existência como pessoas, que nem questionamos se há algum produto mais ecológico que substitua o supremo imposto!
    Por isso creio que este blog será uma lufada de ar fresco sobre o tema maternidade e ecologia.
    Parabéns sua ideota!!
    Beijinhos Ailec

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado ailec!

      Pela minha parte fico muito feliz de todas vocês me estarem a acompanhar nesta nova "ideotice" :D

      Espero que aqui descubram algumas alternativas ao "normal" de hoje em dia e, se não for pedir muito, que dêem umas quantas gargalhadas :)

      beijinho

      Eliminar