sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Uma ajuda probabilistica



Todos sabemos que às vezes demora um pouco a encarregar um bebé.

Existe apenas 30% de probabilidade de se ficar grávida no primeiro ciclo de tentativas e esse número só começa realmente a aumentar a partir do 6º mês.

No entanto todas temos a ilusão de que vamos conseguir rapidamente e quando isso não acontece começamos a desmoralizar um pouco, a procurar mil e uma explicações para essa demora e a tentar encontrar métodos que nos possam ajudar a conseguir a nossa estrelinha.

Então, para ajudar todas as meninas que estejam em treinos, aqui fica uma lista de coisas a fazer ou experimentar para ajudar um pouco as probabilidades.




1. Preparar o corpo
As probabilidades de se ter uma gravidez com sucesso aumentam se o corpo da mulher estiver em forma e preparado para essa tarefa.

Assim sendo, a primeira coisa que se deve fazer é ir ao médico para fazer um check-up geral e para ele passar os exames e análises necessários. Normalmente será uma citologia (se a ultima tiver 2 anos ou mais ou se houver algum caso de risco), e análises ao sangue para verificar a imunidade à rubéola, toxoplasmose, hepatite, HIV e citomegalovirus (CMV). É também bom verificar o grupo sanguineo, uma vez que mães com RH- terão que ser submetidas a um tratamento especial.

Regra geral o médico também recomendará que se comece a tomar ácido fólico pelo menos 2 meses antes do inicio dos treinos, uma vez que normalmente não conseguimos obter os níveis necessários desta vitamina apenas através da nossa dieta e ela é de extrema importância para a formação do tubo neural do bebé.

É também recomendado que a mulher atinja o seu peso ideal, uma vez que este pode afectar a regularidade da menstruação e até inibir a ovulação. 

Para saber se está no seu peso ideal deve calcular o índice de massa corporal 
    
 IMC =        massa        
            (altura x altura)

Estará no seu peso ideal se o total estiver entre 18,6 e 24,9. Se tiver um valor inferior a estes estará abaixo do seu peso ideal e se for superior estará com sobrepeso.



2. Exercitar-se regularmente
A maioria dos médicos recomendam que se pratique exercício físico todos os dias, tendo apenas em atenção que alguns desportos não são adequados para mulheres grávidas (ex. equitação e ténis).
Caso a mulher não pratique ainda nenhuma modalidade e queira começar a exercitar-se, caminhadas diárias são uma boa forma de queimar calorias e tonificar os músculos. 
Outra modalidade muito aconselhada é a natação.


3. Cuidar da dieta
Ter uma dieta variada e equilibrada é algo muito importante para qualquer pessoa, no entanto quando se está a tentar engravidar ou já se está grávida, o cuidado da alimentação deve ser ainda maior.

Os primeiros passos que se devem dar é cortar o álcool e limitar o consumo de café a uma chávena por dia ou deixar completamente no caso de dificuldade em engravidar ou durante tratamentos de fertilidade, uma vez que estes interferem na fertilidade e podem ser prejudiciais para o feto.

É também importante começar a beber 2 litros de água diariamente e evitar refrigerantes que têm, regra geral, um alto teor de açucares e cafeína.

Pode também considerar começar a tomar um suplemento multi-vitaminico que contenha zinco (ajuda a manter um ciclo menstrual saudável) e selénio (aumenta os níveis de fertilidade), além do ácido fólico. 

É de extrema importância ingerir diariamente vários legumes e frutas (escolher uma grande variedade de cores), bem como leguminosas, peixe (ter atenção aos níveis de mercúrio), lacticínios e carne fresca. 
Deve ainda diminuir o consumo de massa e arroz, sem os cortar completamente da dieta.

Pessoas que tenham uma dieta vegetariana ou vegan devem também tomar suplementos de ferro e vitamina B12, uma vez que estes nutrientes normalmente são obtidos através de alimentos de origem animal.

É ainda recomendado evitar-se beber leite de soja uma vez que contém propriedades anti-contraceptivas.  


4. Formar super nadadores
Existe uma maior probabilidade do esperma fertilizar o óvulo quando este é saudável, forte e completo. Para tal há várias coisas que o seu parceiro pode fazer:
  • Reduzir o consumo de álcool - o álcool reduz os níveis de testosterona e a quantidade de esperma, bem como aumentar o numero de espermatozóides anormais;
  • Não fumar ou consumir drogas - reduz a qualidade do esperma;
  • ingerir zinco, ácido fólico, cálcio e vitaminas C e D suficientes, pelo menos 3 meses antes da concepção - ajuda a criar esperma forte e que se movimente bem;
  • Evitar saunas, banhos muito quentes e jacuzzis - aumenta a temperatura do escroto matando o esperma.

5. Descobrir o melhor momento
A melhor ajuda para ficar grávida rapidamente é saber quando se ovula. Apesar de se poder ficar grávida durante qualquer altura do ciclo, as probabilidades sobem em flecha quando se acerta na janela fértil.

O ciclo, tem em média a duração de 28, no entanto ele pode ser mais ou menos longo, pelo que é importante cada mulher ter uma ideia mais concreta da duração do seu, bem como verificar se se é ou não regular.

A forma mais simples de se ter uma ideia de quando se ovula é contar 14 dias para trás do final do ciclo, ou seja, se o ciclo for de 29 dias, a ovulação deveria ocorrer dia 15, no entanto este método não é preciso pelo que pode ser interessante estar-se atenta aos pequenos sinais que o corpo dá.

Monitorizar os padrões de temperatura e corrimento vaginal pode ser uma grande ajuda para perceber melhor o ciclo.

  • Temperatura corporal
A temperatura basal é a temperatura mais baixa detectada no corpo num período de 24h. A melhor altura para a medir é de manhã, ao acordar, colocando o termómetro na boca debaixo da língua. É importante que se tire a temperatura sempre por volta da mesma hora. 
Antes da ovulação a temperatura corporal ronda entre os 36,2 e os 36,5ºC. No dia da ovulação poderá notar uma quebra na temperatura, no entanto dois ou três dias depois a temperatura sobe entre 0,2 e 0,5ºC, continuando alta até ao inicio da menstruação, atura na qual volta a descer. No caso de gravidez a temperatura não volta a baixar.



  • Descargas vaginais
Devido às variações hormonais, a quantidade, cor e textura do muco vaginal mudará substancialmente ao longo do ciclo.
Normalmente, depois da menstruação, a mulher sente-se seca durante alguns dias. 
À medida que a ovulação se aproxima notará que a quantidade de muco aumenta e que  este passará a ser mais opaco, escorregadio e elástico, como a clara de um ovo. O último dia deste tipo de muco será o dia da ovulação, após o qual, este passará a ser farinhento e pouco escorregadio.
Um bom momento para verificar o muco cervical é pela manhã, durante a primeira ida à casa de banho.
Algumas mulheres têm muco cervical suficiente que poder verificar o seu estado simplesmente olhando para o papel higiénico depois de se limpar, outras precisam de recolher algum muco do interior da vagina com o dedo.

  • Posição cervical
Tal como as descargas vaginais, também a posição da cérvix muda ao longo do ciclo.
Durante a menstruação a cérvix, normalmente, está baixa, dura e ligeiramente aberta para permitir a saída do sangue (similar à ponta do nariz).
No entanto, com a aproximação da ovulação, a cérvix sobe até ao topo da vagina e começa a ficar mais suave e húmida (similar aos lábios). Por vezes parece que a cérvix desaparece completamente, mas isto apenas significa que ficou tão suave que se não se distingue das paredes vaginais. 
Durante a ovulação, além da cérvix estar subida, suave e humida, também começa a abrir ligeiramente.
Após a ovulação a cérvix volta a descer e torna-se outra vez firme. A abertura do útero também fechará bastante.
Durante a gravidez a cérvix manter-se-à alta e suave, no entanto a entrada do útero manter-se-á firmemente fechada.

  • Testes de ovulação
A forma mais eficaz de prever a ovulação é medir os níveis da hormona LH na sua urina com um teste de ovulação.
Estes testes dão um resultado positivo no dia anterior à ovulação, dando tempo suficiente ao casal para treinar.


6. Amar na janela fértil
A partir do momento em que se sabe mais ou menos quando é que a ovulação vai ocorrer, pode-se planear  manter relações sexuais durante o período fértil: desde os três dias anteriores à ovulação até ao dia seguinte. 
Ter relações antes do período fértil também não faz mal. Apesar do óvulo apenas apenas sobreviver cerca de um dia, os espermatozóides podem sobreviver até 6 dias.
É importante que o homem não passe longos períodos de tempo sem ejacular e que o faz pelo menos uma vez antes do seu período fértil para evitar que na altura de conceber parte do seu esperma esteja já morto.


7. Amar muito e bem
Obviamente uma das "técnicas" de maior importância para engravidar é manter relações sexuais regularmente, de preferência dia sim dia não, de acordo com os especialistas.
Apesar de se poder engravidar em qualquer posição sexual alguns estudos referem que a posição "missionário" aumenta as probabilidades, devido à profunda penetração, por estar contra a força de gravidade, não facilitando por isso a saída do esperma. 
No caso das mulheres que tenham o útero invertido a melhor posição é por trás com as mãos e joelhos apoiados, pois melhora o acesso do esperma à sua cérvix.



8. Desfrutar sempre
Divertir-se com a sua vida sexual, experimentar coisas novas e apimentar um pouco a relação, em vez de apenas "tentar fazer um bebé" aumenta as probabilidades de sucesso.
Por outro lado, apesar de não ser necessário uma mulher chegar ao orgasmo para engravidar, alguns especialistas apontam que as contracções da vagina durante o mesmo, ajudam o esperma a chegar ao útero, facilitando assim a sua viagem. 


9. Descontrair 
É importante manter uma atitude positiva e descontraída uma vez que a hipotálamo (glândula cerebral que segrega hormonas) não funciona tão bem sobre stress, pelo que pode desregular a ovulação.
Para combater o stress o casa pode tentar programar algumas viagens, jantares românticos, marcar uma tarde de relaxe num spa, desenvolver algumas actividades de que gostem e os façam felizes.
Acima de tudo é importante que a mulher abrace os seus sentimentos, se sentir vontade de rir, rir com toda a vontade, se sentir vontade de chorar não a guardar dentro de si.


10. Manter-se na horizontal 
Um estudo realizado na Alemanha em 2009 descobriu que uma mulher tem 50% mais de possibilidades de ficar grávida se se mantiver na posição horizontal 15-20 minutos após uma inseminação.
Apesar do estudo não ter sido feito para o caso de relações sexuais, os especialistas aconselham agora a que qualquer mulher se mantenha deitada, com uma almofada debaixo da anca durante esse período de tempo após a relação para evitar que o esperma saia da vagina e dar-lhe tempo para entrar no útero.

4 comentários:

  1. Muito interessante! Temos sempre algo a aprender, e neste caso aprendi muitas coisas, mas a que me surpreendeu mais, foi o leite de soja, nunca imaginei!! Obrigada pela partilha! Bjks

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Nokas

      Este post demorou a estar pronto mas valeu a pena.
      Eu também aprendi muito durante a minha investigação para o criar :)

      beijinho

      Eliminar
  2. Fabianne vi o link do seu blog no mãe para mãe e decidi dar uma cuscada e bem que valeu a pena gostei muito =) continuarei a vir visitar este blog

    beijinho e parabens !!


    Lilyblue

    ResponderEliminar