terça-feira, 27 de novembro de 2012

Copinho?! Que coisa estranha!


Viver uma vida mais ecológica e natural muitas vezes significa fazer uma viagem ao passado e redescobrir como é que as coisas se faziam quando as cidades não tinham um supermercado a cada esquina e as cozinhas não estavam cheias de electrodomésticos.

Mas outras vezes também se podem encontrar produtos inovadores que fazem de forma simples e segura até os trabalhos mais chatos e delicados. Esse é o caso do copo menstrual.

Eu sempre fui menina de tampões. Os pensos higiénicos sempre me incomodaram. Sentia-me sempre húmida e malcheirosa e nunca me conseguia sentir confortável e descontraída, no entanto, a primeira vez que vi um "copinho" senti um misto de medo e curiosidade e as perguntas começaram a atropelar-se na minha mente.
Como é que isto funciona? Será difícil de colocar? E de retirar? E como é que se limpa? Deitará cheiro?
Magoará? Terá fugas? Quanto tempo se pode ter posto?

Bem, vocês percebem a ideia!


Claro que me pus logo em modo investigadora a buscar vídeos, testemunhos, opiniões, relatórios médicos e qualquer outra informação que conseguisse encontrar. 
Depois de horas metida no computador, já com os olhos esbugalhados e a ponto de ser derrotada pelo cansaço acabei por decidir encomendar um para experimentar.

Uma breve pesquisa em páginas Europeias apresentou-me a marca MeLuna que além da vasta quantidade de tamanhos, modelos e cores à escolha era também uma das mais competitiva em preço, e rapidamente fiz o meu pedido. Cerca de duas semanas depois, tal como prometido pela página web, chegou ao meu correio uma embalagem pequena e discreta com o copinho suave que tinha pedido e mais um normal de oferta. A coisa começava bem.

Quando finalmente tive a oportunidade de o experimentar, ao inicio, tal como já previa, foi difícil encontrar a forma de o introduzir rápida e confortavelmente, mas após mais algumas tentativas ganhei-lhe o jeito, a confiança aumentou e agora posso-vos dizer que tardo tanto a colocá-lo como tardava a colocar um tampão.

Nunca tive uma fuga e já o usei em imensas situações diferentes, nunca tive nenhum problema de cheiro, é super confortável e não se sente (a sério, não se sente mesmo) e o mais importante é que deixa a flora e humidade vaginal naturais intactas.

Além destas vantagens, reduzimos a quantidade de lixo que produzimos, uma vez que é reutilizável. Basta lavá-lo após cada utilização e esterilizar uma vez por mês e ainda se poupa algum dinheiro.

Se estas não são razões suficientes para experimentar avisem. Ainda vos consigo dar mais algumas! ;)



7 comentários:

  1. Ola! ja tinha ouvido falar, e acho k foi la no cantinho das organizadas :) parece-me interessante, mas ainda estou reciosa, sera indicado para pessoas com muito fluxo? por exemplo! Bjks

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nokas!
      O copinho existe em vários modelos e tamanhos para se adaptar à quantidade de fluxo de cada uma.
      Deixo-te um video com uma demonstração para teres uma ideia melhor.
      http://www.youtube.com/watch?v=bj3r3ooD6F4

      P.S. o video está em Inglês mas mesmo quem não perceba a língua consegue perceber a ideia :)

      Eliminar
    2. Obrigada, fiquei mais esclarecida :) Bjks

      Eliminar
  2. Também já andava curiosa, estou convencida a encomendar depois da gravidez. Só o pensar que não é preciso deixar de ir á praia, deixar de sair porque não me sinto confortável.. convence-me logo!
    Eu só sei desta marca, dizem muito bem dela:
    http://www.pegada-verde.pt/index.php/higiene-intima-1/lunette-copo-menstrual.html

    Um beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Katy

      Dessa marca não posso falar por experiência porque nunca experimentei, mas já vi várias criticas positivas na net.
      De todas as formas penso que seja qual for a marca, o conceito vai ser o mesmo. Eu apenas me decidi pela MeLuna pelo preço, porque tinha copinhos mais pequenos e porque gostei mais das formas deles para tirar o copinho (eles têm várias extremidades diferentes) mas afinal acabei por cortar a que escolhi porque me pareceu mais confortável :)
      beijinho e tudo de bom para ti e para o teu bebé

      Eliminar
  3. Huuum... Confesso que as vantagens são tentadoras! Mas... continua a fazer-me um bocadinho de confusão! Somos tão habituadas ao cliché dos pensos e tampões que quando surgem estas ideias ficamos de pé atrás... Tens 4 meses para me convencer LOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a melhor forma de te convenceres é mesmo comprar um e experimentar com uma mente aberta e atitude positiva.
      Se não gostares só perdes 12-20€.
      Acredita que eu quando experimentei estava muito de pé atrás mas agora estou completamente rendida! Até porque as vantagens para a saúde são mais que muitas!
      beijinho

      Eliminar