sábado, 26 de abril de 2014

Caída das nuvens: o espectáculo deve continuar


Como já devem ter visto pelo post dos meus sintomas durante as duas semanas de espera, este ciclo acabou com um resultado negativo.
Ainda não foi desta que conseguimos o nosso pequeno milagre. 
Depois do balde de água fria inicial a nossa preocupação dirigiu-se para a questão de qual seria o passo seguinte.


Era já final da manhã quando passei pelas portas do Semer com o meu copinho de urina na mão, com aquele que chamo o meu "sorriso treinado" e com o caminhar mais seguro que consegui no momento.
A primeira cara conhecida que avistei foi de uma das médicas que esteve comigo durante a inseminação, que com o seu sorriso aberto característico me perguntou como estava, se já tinha feito algum teste e qual tinha sido o resultado. Um pequeno abanar de cabeça foi o suficiente, eu não queria falar sobre o assunto e ela deve ter percebido. Agarrou no copinho e pediu-me para me sentar um momento na sala de espera enquanto eles confirmavam aquilo que eu já sabia.
Passou-se uma hora até ouvir a voz do meu médico pelo altifalante. 
Não há formas perfeitas para dar estas noticias, após os cumprimentos iniciais, o meu médico optou simplesmente por avançar com um "Lamento imenso, mas não tenho boas noticias para si". Não deixei que ele se alargasse. O meu motivo para estar ali era apenas um: saber o que faríamos de seguida. Já tinha tido o meu momento de luto pelo negativo e não queria voltar a cair no estado de tristeza. 

Apesar desta ter sido a minha primeira IIU, foi na realidade a segunda tentativa, a primeira apenas terminou prematuramente com os meus ovários a sobre-estimularem e o ciclo a ser cancelado e o meu maior medo naquele momento era que não me deixassem tentar mais uma vez.
Das ultimas 2 vezes que lá me dirigi as médicas que me atenderam já tinham começado a preparar-me para a possibilidade de passarmos para FIV, mas para minha alegria o Dr. Paulo concordou que podíamos tentar mais uma vez a IIU, com a condição de que desta vez a medicação seria o Dufine. Torci o nariz!
Talvez se lembrem que tenho um pequeno ressentimento quanto ao dufine. Achei que não me trouxe nada de bom, que apenas me deu muitos efeitos secundários e que numa determinada altura foi um grande contribuinte para me aproximar do fundo do poço por não conseguir controlar as minhas emoções. Ainda assim, sempre disse que pelo meu milagre moveria barreiras e se isto é o que tenho que aceitar para ter outra oportunidade de IIU, então isso é o que farei.
Depois de conversar mais um pouco com o doutor e de ele me ter deixado claro que quer que nos foquemos neste ciclo e que mais tarde, se as coisas não correrem como esperado, teremos tempo de falar noutros tipos de tratamento, saí da lá com a receita para uma caixa de dufine e a indicação de que deveriamos fazer um ciclo de pausa primeiro.

Então aqui estamos nós, outra vez à espera!
É impossível não pensar que, caso não tenhamos a sorte de uma gravidez espontânea pelo caminho, em Junho já fará 1 ano e 9 meses que estamos nesta luta.
A marca dos 2 anos aproxima-se a passos largos.
Nunca esperei aproximar-me tanto dela, mas ainda acredito que não chegaremos lá.

Por enquanto, o tal "sorriso treinado" continua por aqui.
No meu interior o meu coração pode estar a partir-se, mas o meu sorriso continua aqui.





Bons Planos!

4 comentários:

  1. Olá, minha querida!
    Sei que por mais que tente consolar-te, nada apaga a sensação de derrota e frustração que deves estar a sentir neste momento. Apesar disso, e como já estive tantas vezes na mesma situação, também consigo perceber que não perdeste a esperança, queres avançar porque sabes que cada passo que deres estarás mais perto desse sonho e pode parecer cliché, mas a verdade é que isso é o mais importante. Também eu tenho um medo terrível da aproximação da marca dos 2 anos de tentativas, como se isso nos tornasse um casal ainda mais diferente dos outros. Acredita de da mesma forma que torço por mim, torço também por ti e confio que vai acontecer em breve :) confia nisso e vamos em frente! Aproveita este sol maravilhoso, vai para perto do mar e tenta respirar fundo: mereces.
    abraço grande :)

    ResponderEliminar
  2. Não existe nada que te possa dizer que já não tenhas ouvido de alguém... Um dia há-de chegar a nossa vez. Já ando nesta caminhada vai para 4 anos e estou em vésperas de fazer a minha primeira inseminação.
    Deixo-te um beijinho especial, nem quero pensar em ter que fazer esse sorriso se as coisas não correrem bem.

    ResponderEliminar
  3. Olá
    Como eu compreendo esse "sorriso" forçado, o dizermos para nós que vai correr tudo bem... Mas dói. Acredito que terás o teu milagre assim como acredito que terei o meu. Tento pensar que eles vêm a caminho, só demoram mais um pouco a chegar...
    Um beijinho e muita força!

    ResponderEliminar