segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Cancro - Você sabia?



Hoje é o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro!

Este dia teve como ponto inicial a Carta de Paris, aprovada em 4 de Fevereiro de 2000, na Cimeira Mundial Contra o Cancro para o Novo Milénio e apela à aliança entre investigadores, profissionais de saúde, doentes, governos e parceiros da indústria no âmbito da prevenção e tratamento do cancro.

Este dia tem como objectivo informar e educar as pessoas sobre esta doença e pressionar os governos por todo o mundo de forma a lutar contra a doença e prevenir os milhões de mortes que acontecem todos os anos.
Estima-se que esta doença é uma principais causas de morte em todo mundo. No entanto, cerca de 40% dos casos podem ser prevenidos ou detectados numa fase inicial de desenvolvimento, tratados e curados.

O seu slogan da Campanha deste ano é "Cancer - Did you know?" (Cancro - Você sabia?) e foca-se na dissipação de mitos e incompreensões sobre o cancro, aumentando o conhecimento geral sobre a doença.
Os principais mitos que se querem combater são os seguintes:


Mito 1: O cancro é apenas um problema de saúde.
Verdade: O cancro não é só um problema de saúde  Ele tem implicações de grandes proporções na sociedade, na economia, no desenvolvimento e nos direitos humanos.

Mito 2: O cancro é uma doença dos ricos, idosos e países desenvolvidos.
Verdade: O cancro não discrimina. É uma epidemia global que afecta todas as idades, com os países com baixos e médios salários a carregar uma carga desproporcional.

Mito 3: O cancro é uma sentença de morte.
Verdade: Muitos tipos de cancro que eram considerados uma sentença de morte podem agora ser curados e para muitas pessoas o cancro já pode ser tratado de forma eficaz.

Mito 4: Cancro é o meu destino.
Verdade: Com as estratégias correctas, mais de um em cada três casos de cancro podem ser prevenidos.


Para mais informações sobre esta tema poderão consultar a página worldcancerday.org.

Dias saudáveis para todos!

4 comentários:

  1. Infelizmente é bem verdade que o cancro toca a todos, não escolhendo só "os outros".

    Os nossos governantes deviam também por vezes pensar mais em prevenir do que remediar, pois ao estariam a salvar muitas vidas e com o bónus de poupar dinheiro. Mas infelizmente o que conta para eles é o agora :( Vamos esperar que as mentalidades mudem...

    Beijinhos
    Dani

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero realmente que os nossos governos comecem a mudar a sua mentalidade, mas é verdade que nós também temos que fazer pressão. Temos que aproveitar estes dias para divulgar esta informação e fazer com que cada vez mais pessoas tenham percepção da realidade e ajudem na mudança.

      Eliminar
  2. Este é um tema que me toca particularmente como bem sabes. Ainda há um longo caminho a percorrer para mudar certas ideias acerca do cancro. Mas uma coisa é certa, pode acontecer a qualquer um. E quando acontece só pode haver uma solução: ir À luta! Combatê-lo com todas as forças. E aqui a família tem um papel muito inportante. Espero sinceramente que todas as famílias que tenham de passar por este flagelo consigam manter-se unidas.

    Beijinhos
    Andreia Lelo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade querida, infelizmente a doença não escolhe carteiras, nem idades, nem localizações e é preciso MUITA força e muito ânimo para lutar contra ela.
      Espero sinceramente que a tua família junta consiga vencê-lo!
      beijinho

      Eliminar