sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Poupar com Cultura

Hoje em dia é impossível sair à rua ou ver as noticias sem ouvir falar da Crise!
Cada vez mais as famílias são afectadas por ela e cada vez se buscam mais formas de poupar. Consequentemente  muitas vezes, acaba por se cortar radicalmente em tudo o que esteja relacionado com a Cultura.
Para contrariar esta tendência  aqui fica uma lista de formas de aceder de forma gratuita ou a baixo custo a várias actividades e formas de cultura.



Bibliotecas Municipais
Fazer-se sócio da biblioteca da zona é a melhor forma de se ter à disposição um grande número de livros, jornais e até audiovisuais, que podem ser levados para casa durante pequenos períodos de tempo, gratuitamente.
As bibliotecas têm ainda diversos espaços como salas de leitura, salas de audiovisuais e até salas para crianças onde se podem desenvolver diversas actividades.
Normalmente ainda têm uma lista de eventos gratuitos, ou bastante baratos, para adultos e para crianças.


Ler Online
Outra forma de manter hábitos de leitura sem ter que comprar livros, que em muitos casos além de caros acabam por ocupar muito espaço em casa, é ler online ou descarregar para ler no computador.
Páginas de download de livros: http://pdfbook.co.ke/, http://www.free-ebooks.net/
Páginas de leitura online:  http://www.readanybook.com, http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt
Atenção: Estas páginas são apenas exemplos. A maioria destas páginas não contém livros em Português.


Trocas de Livros
Para aqueles que ainda preferem os livros físicos ou não se sentem confortáveis a ler num computador, há ainda a opção de fazer trocas de livros através de páginas como o winkingbooks. Para quem não sabe os correios têm uma taxa reduzida, denominada Tarifa Editorial, que permite o envio de livros por cerca de 1€ ou menos, dependendo do peso do mesmo.
Existe ainda a página Movimentopelareutilizacaodoslivrosescolares de troca de livros escolares.


Calendário Cultural
É normal as Câmaras Municipais lançarem mensalmente Calendários Culturas como forma de divulgação de todos os eventos, espectáculos e actividades que se desenvolverão na zona durante esse período de tempo. Alguns dos eventos aí mencionados são grátis, outros tem apenas um custo simbólico.


Concertos e Espectáculos
Regra geral, os concertos e espectáculos têm preços elevados, pelo que é importante, antes de mais, escolher bem aqueles que são realmente interessantes e importantes para nós. Depois, a melhor forma de poupar, é comprar os bilhetes o quanto antes pois os preços vão aumentando com o passar do tempo.
Outra forma de poupar neste tipo de cultura é estar-se atento a concursos e sorteios de entradas. Por exemplo, a Radio Comercial organiza regularmente pequenos concursos para ganhar bilhetes.


Museus e Monumentos
Vários museus, parques de diversão, jardins zoológicos e galerias de arte têm entradas mais baratas ou até gratuitas durante determinados dias do ano, como os seus dias de aniversário de abertura.
Além desses dias específicos, muitos museus e monumentos têm entrada gratuita ao domingo de manhã, pelo que é uma excelente altura para visitá-los.
Existem ainda diversos descontos, como o cartão jovem ou o cartão sénior, que poderão ajudar a poupar um pouco mais se se decidir visitá-los em dias normais.


Cinema
À semelhança do que acontece com os museus, também os cinemas têm, regra geral, um dia de semana durante o qual o preço dos bilhetes é mais barato.
Algumas empresas como a Zon e o Millennium BCP, também têm disponíveis cartões com os quais é possível, por exemplo, comprar dois bilhetes pelo preço de um nos cinemas Lusomundo.
Sempre que possível, podes-se também aproveitar os descontos de cartão jovem, cartão de estudante ou desconto sénior.


Reprodutores de Musica
Em páginas na internet como o youtube ou o groveshark podem-se encontrar todas as musicas que se queira e até criar listas de reprodução para ouvir em qualquer momento.


Jornais
Actualmente existe uma grande variedade de jornais online, que permitem os seus leitores estar a par de todas as noticias do momento, de forma gratuita. 
Ainda têm a vantagem de estarem constantemente a ser actualizados com as noticias de última hora.


Saldos e Liquidações
De vez em quando as grandes superfícies comerciais colocam um grande número de CDs e DVDs com descontos incríveis. Esta é uma excelente altura para encontrar alguns tesouros. Mesmo aqueles que são mais minimalistas têm um par de filmes que gostariam de ter em DVD.


Boas Poupanças!

Sem comentários:

Enviar um comentário