sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Projecto SOS: Tapetes de Actividades


Aqui está um objecto de puericultura ao qual não é prestada a devida atenção!

Os Tapetes de Actividades oferecem actividades interactivas e educativas que estimulam os sentidos do bebé, ajudando-o a desenvolver uma série de competências motoras ao mesmo tempo que estão entretidos e ocupados.

Os Tapetes de Actividades são um excelente aliado dos papás, principalmente quando temos em conta que é recomendado que o bebé passe entre 15 a 20 minutos de barriga para baixo, todos os dias desde o seu nascimento, de forma a fortalecer a parte superior do seu corpo ao usar os braços para empurrar-se e ao levantar a cabeça, adquirindo assim as competências necessárias para gatinhar e para mais tarde caminhar correctamente. 
Estes períodos podem ser divididos em pequenos segmentos, com durações mais longas à medida que o bebé for crescendo. 
Quando colocado de costas o bebé  pode ainda espernear, levantar a cabeça e chegar aos brinquedos pendurados, desenvolvimento de sua coordenação.
Os brinquedos suspensos, a música e as cores brilhantes proporcionam estimulação sensorial ao bebé e ajudam no seu desenvolvimento mental. 
Os tapetes ajudam ainda os bebés a aprender a equilibrar-se na posição sentada, além de os encorajarem a rebolar.

Antes de se avançar com a compra de um Tapete de Actividades convém ter em conta alguns factores.

Tamanho
Antes de mais há que considerar o espaço disponível e o tipo de situações em que o mesmo será utilizado. Um simples tapete poderá ser dobrado e guardado facilmente, o que será bastante útil, por exemplo, em caso de viagem, enquanto que um tapete com ginásio e brinquedos suspensos irá ocupar mais espaço e não será tão compacto quando dobrado, além de ser mais pesado.
Por outro lado o tapete não deve ser tão pequeno que ponha em risco a segurança do bebé. Um tapete que assegure a liberdade de movimentos do bebé, reduzindo o risco de ferimentos, deverá medir cerca de 100x100cm. 
Uma vez que os tapetes de actividades, regra geral são mais pequenos que isto, para maior segurança do bebé, poderá ser colocado um tapete de espuma por baixo dos mesmos.

Material
O Tapete de Actividades deve estar feito com materiais resistentes e saudáveis. O bebé vai puxar, arranhar, mastigar e chupar o tapete e os seus acessórios, pelo que é muito importante que o mesmo esteja feito de materiais que aguentem estas condições e que ao mesmo tempo não sejam prejudiciais para a sua saúde.
O tapete deve ser macio e se possível almofadado para garantir o conforto do bebé, seja quando este estiver deitado ou sentado, seja quando lhe apetecer rebolar. Esta característica será especialmente importante quando ele começar a sentar-se para amortecer qualquer queda.
Outra característica de grande utilidade é a existência de algum tipo de material anti-derrapante na parte inferior do tapete que proporcione uma melhor tracção. 
O tapete deve ainda ser lavável e fácil de limpar, para manter o bebé seguro e livre de germes.

Acessórios:
Outro aspecto importante a ter em conta é o valor educacional do Tapete de Actividades. 
Um bom tapete, terá uma grande variedade de cores, texturas, sons e até luzes que manterão o bebé interessando e entretido.
As luzes podem aguçar a visão da criança, enquanto que a textura dos brinquedos e do próprio tapete estimulam o sentido táctil e as cores brilhantes treinam o bebé a reconhece-las e diferenciá-las.
Brinquedos suspensos ajudam no desenvolvimento de capacidades motoras e da coordenação mão-olho ao mesmo tempo que promovem o controlo do pescoço e a fortificação dos músculos, além de tornarem todo o processo mais divertido. Um detalhe que será uma mais valia será a possibilidade de retirar os brinquedos do arco, podendo assim entregá-los ao bebé para brincar.
O espelho é outro objectos interessantes pois o bebé poderá passar longos períodos a analisar-se e conhecer-se a si mesmo.
Alguns Tapetes de Actividades trazem ainda pequenas almofadas semi-circulares, semelhantes a almofadas de amamentação em miniatura, que ajudam o bebé a manter-se em determinadas posições e a aguentar o seu corpo à medida que se vai desenvolvendo.
Atenção: quando o bebé ainda é pequeno ele só será capaz de se concentrar nos brinquedos mais próximos a ele. À medida que a visão se vá desenvolvendo as cores ficarão mais claras e o seu foco mais nítido. Por volta dos seis meses, ele será capaz de ver todos os brinquedos claramente.

Estabilidade e Segurança
Os arcos deve ser bem revestidos evitando peças soltas que possam ser engolidas pelo bebé e constituir um risco de sufoco.
Toda a sua estrutura deve ficar bem fixa para evitar colapsos. Os bebés são fortes e irão dar alguns puxões em vários pontos.
Alguns Tapetes de Actividades também têm uma bolsa insuflável ou almofadada à volta ou abas que se fecham de alguma forma a prover uma maior segurança para o bebé.


Todos os pais que decidam comprar um Tapete de Actividades devem ter em conta uma série de dicas de segurança:

  • Nunca se deve deixar o bebé sozinho;
  • Em nenhuma circunstancia o tapete deve ser colocado em superfícies altas como mesas ou camas;
  • Por vezes os bebés podem acabar por sentir-se confusos quando o tapete oferece demasiados estímulos ou ficam sobre ele demasiado tempo.


4 comentários:

  1. Ola! Ja tinha saudades de vir o teu blog :)
    Quem diria que havia tanto para dizer sobre tapetes de actividades :) Gostei ;)

    ResponderEliminar
  2. Aqui está um produto sobre o qual não tinha qualquer opinião. Está muito bem explicado e é um topico que espero vir consultar daqui a uns meses.
    Continua :)

    ResponderEliminar
  3. Acho os tapetes muito engraçados! E acho que deixam os bebés com uma boa postura. Com a coluna direitinha!
    O tapete vou herdar da minha mana... Acho que me vai dar utilidade!
    Beijinho Ailec

    ResponderEliminar