quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Primeira Consulta de (in)Fertilidade



Chegando à marca do primeiro ano de tentativas, tivemos finalmente a nossa primeira consulta de (in)fertilidade.


Por descarga de consciência, ou talvez simplesmente por desculpa por ter uma consulta, decidimos fazer um teste ontem de manhã. O resultado foi mais um completo negativo!
No momento, a tristeza pela chegada eminente do 12º ciclo nem sequer se manifestou. Havia ainda alguns detalhes que tratar para a consulta e era preciso arrancar para não chegarmos tarde.

Com uma pasta carregada de resultados de exames desde o inicio desta viagem, todas as cópias dos documentos que precisávamos de entregar e uma lista do nosso historial, lá partimos em direcção à histórica cidade Universitária. 
Foi a primeira vez que ambos entrámos no recinto do Hospital Universitário de Coimbra e só após o que pareceu um eternidade a dar voltas e voltas é que encontrámos o edifício e a entrada certas, já em cima da hora da consulta.
Dirigi-mo-nos ao balcão, identificá-mo-nos e qual não é o nosso espanto quando a recepcionista nos diz que a consulta, marcada pela minha GO e confirmada por mim um par de semanas antes, não aparecia na lista das consultas do dia.
Depois de alguns minutos para confirmar que nós realmente tínhamos marcado a consulta e de voltarmos a dar todos os nossos dados pessoais a recepcionista informa-nos que o médico já tinha saído para almoçar. Como nós também ainda não tínhamos comido fomos à cafetaria do hospital comer qualquer coisa rápida e voltámos a correr - tanta pressa que até acabámos por deixar para trás a nossa bela pasta com todos os exames, felizmente o médico ainda se atrasou um bocadinho e deu tempo de a ir recuperar antes da consulta.

Eram já as duas e meia da tarde quando finalmente nos chamaram.
A primeira impressão do médico foi bastante positiva. O dr. Paulo Cortesão parece uma pessoa calma e bastante profissional, rapidamente nos pôs à vontade e em nenhum momento fez nenhum gesto ou comentário negativo, mesmo quando viu a dita pasta   ;)
Analisou todos os documentos que levámos, fez-nos imensas perguntas acerca da nossa saúde geral, historial familiar e sobre todos os pormenores importantes desde que começámos a tentar engravidar e pediu à colega que me observasse.
A conclusão foi que tudo aparentava estar bem, apenas não quis fazer grandes comentários sobre o espermograma do V porque não tinham sido feito lá no hospital e, segundo ele, os parâmetros eram completamente diferentes dos utilizados aí, mas disse-nos que, apesar de um par de valores estarem ligeiramente abaixo do normal, não lhe parecia algo importante ou impeditivo para uma gravidez. 
Baseando-se em toda a informação que lhe tínhamos dado, disse-nos que lhe parecia que o nosso problema era eu não fazer ovulações.
Não quis entrar em detalhes, nem responder a muitas perguntas sem primeiro ter os resultados do batalhão de análises que nos mandou fazer. Apenas nos mandou parar todas as medicações para que não influenciem os resultados dos exames e voltar dia 24 de Outubro para ver qual será o melhor caminho a seguir.

Neste momento, a única coisa que podemos fazer é esperar que estes 2 meses passem depressa e manter a esperança que a nossa hora está a chegar.


Bons Planos e dias férteis para todos!

2 comentários:

  1. Muita coragem minha linda! Como te entendo no ano que pesa no coração... *um grande abraço*

    ResponderEliminar
  2. Muita força e coragem e não desistam

    ResponderEliminar