domingo, 9 de junho de 2013

Consultas de Fertilidade



Aqueles que planeiam um bebé, que se envolvem e se preparam para esse acontecimento e para o caminho que os levarão a ele, cedo se dão conta que nem sempre esta viagem é curta e simples.
Muitas são as histórias que encontramos de pessoas que levam meses e até anos a conseguir atingir este sonho e que passam por muitas lutas e dificuldades tentando chegar até ele.
Ainda assim, por muito que nos mentalizemos que para nós também não acontecerá à primeira ou, talvez, nem à segunda ou terceira, quase ninguém (ou ninguém) está realmente preparado para uma longa espera.
Os nossos corações teimam em sonhar, em planear e imaginar cada detalhe, desde o momento em que vemos aquelas duas linhas num teste de gravidez até ao momento em que temos um ser maravilhoso nos braços e o apresentamos à família.

Quando os meses se começam a acumular e a espera comprime cada vez mais os nossos peitos com  as duvidas das nossas capacidades emocionais para seguir em frente e físicas para realmente conseguir criar um ser naturalmente, é quando nos deparamos com a difícil decisão de buscar ajuda e tentar encontrar explicações para a nossa falta de sucesso.
Esta tende a ser a parte mais difícil do caminho.
São horas passadas em consultas e exames que nem sempre trazem as melhores noticias e nos fazem sentir enraivecidos e aos mesmo tempo desesperados pela nossa própria impotência face a uma situação que deveria ser maravilhosa.
É difícil sentir que o nosso corpo nos está a falhar.
É ainda mais difícil aceitar as falhas do nosso corpo e seguir em frente.

Eu estava num desses momentos.
Um desses em que é difícil encarar a realidade e simplesmente continuar a lutar.
Nenhum casal que deseje verdadeiramente um filho alguma vez pensa em desistir, mas há muitas alturas em que certamente se encontrará sem forças.
Contemplar num futuro próximo um espermograma e uma histerosalpingografia já seria suficiente para despertar algum nervosismo até nas mentes mais fortes e confiantes, mas aquilo que na realidade ainda me estava a custar um pouco a assimilar eram as Consultas de Infertilidade.
Mas afinal o que são Consultas de Infertilidade?
Porque é que este nome desperta este nervoso miudinho?
Provavelmente é só mais um medo do desconhecido!
Uma Consulta de Infertilidade, de entrada, não é mais que a busca de possíveis problemas que afectem as probabilidades de um casal conceber naturalmente, e como em todas as situações da vida, podem-se encontrar pedras pelo caminho ou não.
Mas porquê esta dificuldade em engolir o termo sem sequer encontrar ainda as pedras?

Não sei! 
É apenas uma dessas coisas irracionais com as quais temos que aprender a viver, por isso sexta-feira decidi que o que era preciso (pelo menos para mim) era mudar de atitude!
E assim, num acto quase de revolta, decidi mudar o meu corte de cabelo.
E depois decidi que não precisava de uma razão para me vestir bem e colocar um pouco de maquilhagem porque todos os dias são importantes e devem ser aproveitados.
Decidi que após o meu exterior se levantar, o meu interior lhe seguiria. 
E finalmente decidi que as Consultas são de Fertilidade!
Porque seja o que for que se encontre pelo caminho, o objectivo delas é encontrar isso mesmo!


Bons Planos!

4 comentários:

  1. Que brilhante mudança! É isso mesmo,não ter medo de mudar e,efectivamente, fazê-lo! Coragem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá linda!
      Que bom ver-te por aqui :)
      Obrigado pelo comentário.
      Boa sorte para os resultados do exame e para este ciclo :*

      Eliminar
  2. Ora mai nada! É isso mesmo!
    Ailec

    ResponderEliminar