segunda-feira, 29 de abril de 2013

O Mundo das Fraldas Reutilizáveis: Razões para Reutilizar




Antes de se entrar realmente no Mundo das Fraldas Reutilizáveis e se começar a descobrir o enorme caminho que este produto percorreu desde o tempo das nossas avós, é importante saber exactamente o que torna este tipo de fraldas numa opção mais atractiva para uma família.


Conforto
As fraldas reutilizáveis são fabricadas com materiais naturais absorventes, como o algodão e o bamboo, que são delicados com a pele do seu bebé e respiráveis, prevenindo o aparecimento de alergias e dermatites e mantendo o interior da fralda a temperaturas inferiores ao das fraldas descartáveis. As fraldas reutilizáveis actuais ajustam-se perfeitamente ao corpo do bebé, sem criar um grande vulto no rabinho e os absorventes laváveis afastam a humidade da pele do bebé.



Conveniência
Actualmente a maioria dos tipos de fraldas reutilizáveis têm aberturas com molas ou velcro e são tão fáceis de utilizar como as fraldas descartáveis, ao mesmo tempo que a sua construção diminui o número de fugas (sempre que estejam bem colocadas e ajustadas).
Apareceram também formas rápidas e simples de lidar com os dejectos  como os tecidos protectores bio-degradáveis e os pulverizadores (lembre-se que por questões de sanidade publica este passo também se também se deve seguir com a utilização de fraldas descartáveis).



Custo
De acordo com o estudo da Quercus, realizado em Maio de 2010 a poupança na compra de fraldas reutilizáveis pode variar entre 789,60 e 1449,34€.


Actualmente a poupança pode ascender a números superiores visto que novas marcas, com melhores relações qualidade/preço, continuam a aparecer no mercado.



Ecologia
Optando por fraldas reutilizáveis teremos, em média 34 fraldas que serão usadas várias vezes ao longo da vida de 2 ou 3 bebés, enquanto que optando por fraldas descartáveis teremos cerca de 7300 fraldas por criança, que após uma única utilização são deitadas fora criando 1 tonelada de lixo por ano, por criança.
As fraldas descartáveis são compostas por uma camada exterior de polietileno e uma camada interior de pasta de papel e poliacrilato de sódio, formados a partir de recursos não renováveis.
Em Portugal não existe nenhum sistema de reciclagem de fraldas descartáveis, pelo que estas acabam por ser incineradas, juntamente com outros resíduos indiferenciados (recorde-se que a incineração de fraldas descartáveis leva à libertação de dioxina, um químico altamente associado a doenças cancerígenas), ou por ser colocadas em aterros onde se estima que levarão entre 250 e 500 anos a decompor-se (ainda não se sabe ao certo quanto tempo, visto que são um produto relativamente moderno).
A organização Mundial de Saúde apelou à população que se parasse de incluir matéria fecal e urina no lixo normal, pois esta matéria dá origem a diversos vírus prejudiciais à saúde que, em aterros, são arrastados pelas águas das chuvas contaminando bolsas de água e rios subterrâneos e, consequentemente, podendo chegar a contaminar águas de uso público. Actualmente os pacotes de fraldas descartáveis instruem os seus utilizadores a desfazer-se da matéria fecal na sanita antes de colocar a fralda no lixo, no entanto a quantidade de pessoas que realmente cumpre este passo é praticamente nula.


Estilo
A variedade de cores, texturas, padrões e formas existentes actualmente no mercado fizeram que as fraldas reutilizáveis deixassem de ser apenas uma necessidade e passassem a ser também um acessório de moda. Independentemente do seu estilo, conseguirá encontrar fraldas que se adaptem a qualquer roupa e ocasião e o seu bebé terá sempre uma aparência adorável!


Saúde
Ao contrario das fraldas reutilizáveis, as fraldas descartáveis contêm vários químicos prejudiciais à saúde que entrarão em contacto directo com algumas das zonas mais sensíveis do corpo do bebé. Isto, juntamente com o facto de a pele dos recém-nascidos possuir uma camada exterior ainda subdesenvolvida que facilita a absorção destes químicos pode representar um verdadeiro risco para a saúde do seu bebé.
Os 3 principais químicos presentes nas fraldas descartáveis são a Dioxina, o Poliacrilato de Sódio e o Tributil-estanho (TBT).
  • A Dioxina é um subproduto, extremamente tóxico, do processo de branqueamento do papel utilizado nas fraldas. Em 1994, um relatório da EPA revelou que não existe um nível seguro de exposição a este produto, sendo considerado um dos mais tóxicos produtos químicos ligados ao cancro. A Dioxina é também conhecida por causar doenças renais e supressão do sistema imunitário.
  • O Poliacrilato de Sódio é um polímero super absorvente (absorve até 100 vezes o seu peso em liquido) que se transforma em gel quando molhado, formando pequenos cristais que se podem ver facilmente no rabinho do bebé quando usamos fraldas descartáveis. Este químico pode causar uma grande variedade de sintomas, entre os quais: tosse e falta de ar quando inalado; náuseas, vómitos e diarreia quando ingeridos; reacções alérgicas, irritações e infecções na pele; febre; exudação de sangue pelo tecido do períneo e escroto.
  • O Tributil-estanho é um tóxico poluente conhecido por causar problemas hormonais em humanos e animais.
Além destes químicos, as fraldas descartáveis contém ainda fragrâncias que podem causar irritações na pele, dores de cabeça e tonturas. Cerca de 78% dos bebés que utilizam fraldas descartáveis sofrem de erupções de pele, enquanto que apenas 7% dos bebés que utilizam fraldas reutilizáveis sofrem ocasionais erupções. Em Maio de 2000, os Arquivos de Doenças da Criança publicaram um estudo onde demonstravam que a temperatura no interior das fraldas descartáveis era muito superior à temperatura encontrada no interior das fraldas reutilizáveis, devido ao défice de circulação de ar, levando ao aumento da temperatura do escroto dos meninos. O uso prolongado de fraldas descartáveis diminui ou anula o mecanismo fisiológico de refrigeração testicular importante para a normal formação de espermatozóides, levando, consequentemente, a problemas de infertilidade masculina.





Este texto é inteiramente da autoria do criador deste blog e os seus direitos estão reservados. Qualquer cópia ou utilização do mesmo deve ser autorizada pelo autor. Obrigado!

2 comentários:

  1. Um texto muito sucinto, muito simples e com o que importa :D (como já te tinha dito ;) )

    Se eu não estivesse já convencida tinhas-me convencido...

    Parabéns, e fico à espera do próximo

    Dani

    ResponderEliminar