Ultimamente tenho dado muitas
voltas aos acontecimentos da minha última consulta com a GO.
Tenho feito alguma investigação
para compreender os eventos e mudanças físicas e hormonais que ocorrem durante
um ciclo normal e tentado compará-las com aquilo que está a acontecer no meu
corpo.
Tenho chegado à conclusão de que
a minha GO, talvez por ser uma querida e não me querer preocupar, deixou muito
por dizer na última consulta.
Mas, antes de vos pôr a par das
minhas conclusões, vou tentar explicar-vos de forma simplificada o que acontece
durante a ovulação.
O ciclo menstrual divide-se em três fases: a fase folicular, a ovulação e a fase luteínica.
Durante a primeira fase do ciclo, que começa no primeiro dia da menstruação e acaba antes da ovulação, os níveis de estrogénio e progesterona são baixos. É nesta altura que o hipotálamo, ao detectar estes baixos níveis, avisa a glândula pituitária que chegou a hora de segregar a hormona FSH (Hormona Folículo estimulante). Tal como o nome indica, esta hormona estimulará alguns folículos a começar a desenvolver-se. Pelo menos um desses folículos irá atingir a fase de folículo maduro, altura na qual começará a libertará estrogénio. Os altos níveis de estrogénio darão a indicação ao hipotálamo que existe um óvulo maduro e que está na hora de libertar a hormona LH (Hormona Luteinizante).
O LH fará com que o óvulo seja libertado pelo folículo após 24 a 36 horas, começando assim a sua viagem descendente através das trompas de falópio onde poderá ser encontrado e fertilizado pelos espermatozóides.
O folículo que libertou o óvulo, passa a denominar-se corpo lúteo e libertará progesterona durante cerca de 12 a 16 dias, a fase luteínica.
A progesterona espessará e preparará as paredes uterinas para a implantação. Caso o óvulo seja fertilizado o corpo lúteo continuará a segregar progesterona para que a gravidez se possa desenvolver até a placenta estar preparada para o substituir, caso contrário as paredes do útero começarão a descamar-se começando assim um novo ciclo.
O que acontece no meu corpo é que não existem níveis suficientes de progesterona, pelo que o meu útero começa a descamar-se antes de tempo, não deixando que o óvulo se implante. Por esse motivo, este mês começarei a tomar um suplemento desta hormona, que deverá acabar com o spotting, reduzir o tamanho dos meus ciclos e, se tudo correr bem, permitirá a implantação do embrião e ajudará a manter a gravidez.
Neste momento o que me preocupa mais é que, segundo os resultados da última ecografia, apenas tive um folículo maduro dois dias antes do spotting aparecer, 4 dias antes do red.
Apesar de ter que falar calmamente com a minha GO sobre esta situação e perguntar-lhe qual é a interpretação dela, para mim, não estou a ovular.
Mesmo pensando no melhor cenário possível e considerar que estou a ovular, esse óvulo não teria oportunidade de se implantar, mesmo se os meus níveis de progesterona fossem óptimos.
O que me leva a ter ainda mais certeza de que este meu raciocínio não estará longe da verdade é que a GO me mandou voltar lá passados dois meses para, caso até lá não consiga engravidar naturalmente, me receitar um medicamento para induzir a ovulação.
Afina Afina que eu digo-te se não acertas... A custo chega-se sempre lá xD
ResponderEliminarMagnum
Bolas se não afino tu vens atrás de mim e ainda me dás um tau tau
Eliminarparece que voltei a escola... o melhor no meu 12° ano, estudei isso... Lh, FSH, foliculos, etc... beijos
ResponderEliminarÉ, fazia sentido fazer um resumo da matéria para ser mais fácil de "visualizar" o meu problema :)
EliminarVai afinando que em breve lá chegarás!! :)
ResponderEliminarAndas desaparecida...
Nói
Espero que sim, linda!
EliminarPor agora ainda não vejo a luz ao fundo do tunel.
Fabi, se já detectaram o que se passa e existe forme de o resolver a luz ao fundo do túnel chegará em breve ;)
ResponderEliminarTu mereces e nós queremos um sobrinho teu :D
Beijinhos
Dani
Sim, linda ainda há-de aparecer, mas por enquanto não a vejo, só vejo muitas semanas de espera sem certezas.
EliminarEnfim, isto passa.
Há sempre uns dias melhores e outros piores não é?
beijoca
É verdade, mas os dias bons só são bons porque tivemos o desprazer de saborear os maus. Nunca nos lembramos disso, mas acredito que é uma das grandes verdades da vida :)
EliminarDani
É verdade Dani, concordo plenamente contigo.
EliminarAcredito que quando conseguir ainda vai saber melhor só de pensar em todas as batalhas vencidas e lágrimas secadas.