Este dia teve como ponto inicial a Carta de Paris, aprovada em 4 de Fevereiro de 2000, na Cimeira Mundial Contra o Cancro para o Novo Milénio e apela à aliança entre investigadores, profissionais de saúde, doentes, governos e parceiros da indústria no âmbito da prevenção e tratamento do cancro.
Este dia tem como objectivo informar e educar as pessoas sobre esta doença e pressionar os governos por todo o mundo de forma a lutar contra a doença e prevenir os milhões de mortes que acontecem todos os anos.
Estima-se que esta doença é uma principais causas de morte em todo mundo. No entanto, cerca de 40% dos casos podem ser prevenidos ou detectados numa fase inicial de desenvolvimento, tratados e curados.
O seu slogan da Campanha deste ano é "Cancer - Did you know?" (Cancro - Você sabia?) e foca-se na dissipação de mitos e incompreensões sobre o cancro, aumentando o conhecimento geral sobre a doença.
Os principais mitos que se querem combater são os seguintes:
Mito 1: O cancro é apenas um problema de saúde.
Verdade: O cancro não é só um problema de saúde Ele tem implicações de grandes proporções na sociedade, na economia, no desenvolvimento e nos direitos humanos.
Mito 2: O cancro é uma doença dos ricos, idosos e países desenvolvidos.
Verdade: O cancro não discrimina. É uma epidemia global que afecta todas as idades, com os países com baixos e médios salários a carregar uma carga desproporcional.
Mito 3: O cancro é uma sentença de morte.
Verdade: Muitos tipos de cancro que eram considerados uma sentença de morte podem agora ser curados e para muitas pessoas o cancro já pode ser tratado de forma eficaz.
Mito 4: Cancro é o meu destino.
Verdade: Com as estratégias correctas, mais de um em cada três casos de cancro podem ser prevenidos.
Para mais informações sobre esta tema poderão consultar a página worldcancerday.org.
Infelizmente é bem verdade que o cancro toca a todos, não escolhendo só "os outros".
ResponderEliminarOs nossos governantes deviam também por vezes pensar mais em prevenir do que remediar, pois ao estariam a salvar muitas vidas e com o bónus de poupar dinheiro. Mas infelizmente o que conta para eles é o agora :( Vamos esperar que as mentalidades mudem...
Beijinhos
Dani
Espero realmente que os nossos governos comecem a mudar a sua mentalidade, mas é verdade que nós também temos que fazer pressão. Temos que aproveitar estes dias para divulgar esta informação e fazer com que cada vez mais pessoas tenham percepção da realidade e ajudem na mudança.
EliminarEste é um tema que me toca particularmente como bem sabes. Ainda há um longo caminho a percorrer para mudar certas ideias acerca do cancro. Mas uma coisa é certa, pode acontecer a qualquer um. E quando acontece só pode haver uma solução: ir À luta! Combatê-lo com todas as forças. E aqui a família tem um papel muito inportante. Espero sinceramente que todas as famílias que tenham de passar por este flagelo consigam manter-se unidas.
ResponderEliminarBeijinhos
Andreia Lelo
É verdade querida, infelizmente a doença não escolhe carteiras, nem idades, nem localizações e é preciso MUITA força e muito ânimo para lutar contra ela.
EliminarEspero sinceramente que a tua família junta consiga vencê-lo!
beijinho