sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Uma ajuda probabilistica



Todos sabemos que às vezes demora um pouco a encarregar um bebé.

Existe apenas 30% de probabilidade de se ficar grávida no primeiro ciclo de tentativas e esse número só começa realmente a aumentar a partir do 6º mês.

No entanto todas temos a ilusão de que vamos conseguir rapidamente e quando isso não acontece começamos a desmoralizar um pouco, a procurar mil e uma explicações para essa demora e a tentar encontrar métodos que nos possam ajudar a conseguir a nossa estrelinha.

Então, para ajudar todas as meninas que estejam em treinos, aqui fica uma lista de coisas a fazer ou experimentar para ajudar um pouco as probabilidades.


quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Será que vai ser à terceira?


Quando em Setembro comecei a minha viagem pela terra encantada das treinantes pensei realmente que esse seria o meu mês.

Talvez fosse porque sentia que tudo é possível ou porque foi um mês de grande agitação politica pelo que se sentia força e energia no ar. 
Talvez fosse porque para mim esse mês tem tanto significado que simplesmente tinha que acontecer ou então talvez fosse apenas porque todas as treinantes têm a ilusão que conseguem à primeira. 

Não foi à primeira, nem à segunda. Será que vai ser à terceira?

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Copinho?! Que coisa estranha!


Viver uma vida mais ecológica e natural muitas vezes significa fazer uma viagem ao passado e redescobrir como é que as coisas se faziam quando as cidades não tinham um supermercado a cada esquina e as cozinhas não estavam cheias de electrodomésticos.

Mas outras vezes também se podem encontrar produtos inovadores que fazem de forma simples e segura até os trabalhos mais chatos e delicados. Esse é o caso do copo menstrual.

Eu sempre fui menina de tampões. Os pensos higiénicos sempre me incomodaram. Sentia-me sempre húmida e malcheirosa e nunca me conseguia sentir confortável e descontraída, no entanto, a primeira vez que vi um "copinho" senti um misto de medo e curiosidade e as perguntas começaram a atropelar-se na minha mente.
Como é que isto funciona? Será difícil de colocar? E de retirar? E como é que se limpa? Deitará cheiro?
Magoará? Terá fugas? Quanto tempo se pode ter posto?

Bem, vocês percebem a ideia!

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Dica: Trusted advice Your healthy pregnancy


Para mim a leitura é algo essencial. Já perdi a conta de quantas horas seguidas passei a ler livros.
Desde tardes passadas no sofá junto à lareira com chuva forte lá fora, a manhãs deitada em espreguiçadeiras na praia com o mar como ruído de fundo. 

Como sou uma louca por livros e para mim toda a informação é bem vinda (desde que seja de temas que me interessem, claro), uma das primeiras coisas que o V fez quando o Plano Bebé começou foi arranjar-me uma série de livros sobre o tema. Ele é um querido, eu sei!  

O último livro que li foi "Trusted advice Your healthy pregnancy" da dra. Miriam Stoppard. Ao contrário da maior parte dos livros dela que já vi, este não é tanto uma escrita extensiva, mas sim numa explicação simples e ilustrada sobre exames, alimentação, exercício físico e outras formas de cuidarmos de nós e do nosso corpo durante a gravidez. É sem duvida um bom livrinho para ter à mão e ir consultando. 

domingo, 25 de novembro de 2012

Projecto SOS: Termómetros


Além de escrever este blog, também tenho um cantinho na página De Mãe para Mãe intitulado Projecto SOS onde todas as semanas, ao Domingo, lanço um tema relacionado com puericultura ou parentalidade que durante a respectiva semana é opinado e discutido pelas meninas que o acompanham.

Durante a última semana o tema debatido foi TERMÓMETROS.

Pode parecer que não há muito a dizer sobre este tema, mas desde que comecei esse projecto dei-me conta que se fizermos um pouco de pesquisa sobre algo, acabamos sempre por descobrir alguma informação que desconhecíamos e que um dia pode ser útil.

Então, no caso dos termómetros, para podermos tomar uma decisão acerca do modelo a comprar, há que ter em conta as características de cada um, as técnicas recomendadas para cada idade e os procedimentos para desenvolver cada técnica correctamente.

sábado, 24 de novembro de 2012

A Transformação Ecológica



Se entrassem agora em minha casa e abrissem o meu armário dos detergentes ou fossem à minha casa de banho, encontrariam muito poucos produtos que contenham químicos agressivos, se abrissem os meus armários da cozinha encontrariam poucos enlatados e no frigorífico a maioria dos alimentos que veriam seriam frescos. Se se parassem a olhar para os meus candeeiros veriam que as minhas lâmpadas são de baixo consumo e poderiam até dar-se conta que os meus electrodomésticos são energicamente eficientes e que aqui se faz separação de lixo. Provavelmente se olhassem com atenção ainda se aperceberiam de mais uns quantos pormenores e objectos que para muita gente seriam um pouco estranhos ou "anormais", mas os nossos hábitos e a nossa casa nem sempre foram assim.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

E viveram felizes para sempre...


Fazer um bebé é fácil, penso que quase todos concordarão com isso. Se não fosse fácil não haviam tantos "sustos" e "inesperados".

Decidir ter um bebé é algo mais complicado!

Primeiro o alarme biológico tem que começar a soar.
Depois, um dos membros do casal tem que ganhar coragem para suavemente começar a conversa, e digo suavemente porque em 90% dos casos pensa-se que a outra pessoa ainda não quer ou não está preparada, por isso aborda-se o tema como quem entra numa sala pequena cheia de bibelôs até ao tecto - devagarinho, com muito cuidado, sem fazer movimentos bruscos e a tentar olhar para todos os lados ao mesmo tempo para não partir nada.
Se tudo correr bem (e vamos assumir que sim), a outra parte também acha que já está na altura e marca-se uma data de inicio de treinos.
Só depois de tudo isto surge a loucura. Sim, a loucura!