quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Conversa de Supermercados e Produtos Nacionais

Durante muito tempo fui cliente inegavelmente fiel da cadeia de supermercados Modelo e Continente. 
Gostava das suas instalações grandes, com corredores largos, aparência de higiene e supostos preços baixos.
Há algum tempo comecei a aperceber-me que esses preços baixos e descontos em cartões baseavam-se em estratégias de manipulação de preços que simplesmente criavam a ilusão de poupança.
Confesso que comecei a ficar bastante desiludida com a empresa mas, ainda assim, continuei a ser cliente e a fazer a maioria das minhas compras aí.
Até que, como sabem, o meu estilo de vida levou uma volta de 180º.
Passar de uma consumidora normal, a alguém que apenas busca e compra produtos que cumpram requisitos muito específicos de qualidade e sejam compostos por ingredientes concretos é uma mudança muito grande. Subitamente dei-me conta que esta cadeia de supermercados já não supria as minhas necessidades pelo que tive que buscar uma alternativa.

Felizmente, pela mesma altura mudei-me para outra cidade e entrei pela primeira vez num supermercado da cadeia E.Leclerc.
Inicialmente entrei a contragosto, acreditando absolutamente que os seus preços seriam muito elevados e que as instalações não teriam um cuidado e higiene que fossem do meu agrado.
Bem, que enganada estava!
Não me vou alongar muito neste tema porque o meu objectivo não é de nenhuma forma fazer publicidade a nenhuma destas superfícies, mas não posso deixar de mencionar que os supermercados E.Leclerc põem definitivamente a um canto qualquer outro supermercado para aqueles que, como eu, busquem produtos saudáveis e ecológicos.
Não só têm uma selecção muito completa de produtos de limpeza ecológicos, desde o simples pano para limpar o pó até à caixa de detergente para lavar a roupa, mas também oferece uma vasta variedade de produtos alimentares de alta qualidade, muitos deles também marcados como orgânicos, biológicos e amigos do ambiente.

No entanto, aquilo de que realmente quero falar neste post foi algo que me aconteceu ontem.
Durante a minha viagem semanal de compras deparei-me com uma situação que me fez parar a pensar um pouco.
Como ia com mais tempo decidi que era altura de me deter a estudar bem as opções de açúcares. Hoje em dia, creio que não será exagerado dizer que, ninguém passa sem esta substância  mas a realidade é que aquele açúcar branco a que estamos habituados está longe de ser algo saudável, mesmo quando consumido em baixas quantidades.
Então lá estava eu a escrutinar as várias opções e tentando decidir-me por uma embalagem de açúcar moreno, já que este é muito mais saudável, quando duas senhoras param ao meu lado com um propósito semelhante.
Uma das senhoras, não tinha ainda parado há meio minuto quando larga uma frase do tipo "Epá eu quero um produto nacional! Estou farta desta porcaria de produtos Franceses".
Aquela frase tão simples e espontânea para ela, a mim causou-me algum transtorno.
Ora está claro que a senhora tinha razão no que dizia. Comprar produtos nacionais é um excelente principio. Mesmo estando ela a fazer as suas compras numa empresa Francesa devo aplaudi-la pela sua dedicação e preocupação em querer optar por produtos nacionais visto que este simples acto pode supor uma grande ajuda para a economia interna do nosso país, mas, para uma pessoa que como eu tenha optado por um estilo de vida mais ecológico e saudável, às vezes não existe outra opção além da compra da "porcaria do produto Francês" porque, infelizmente, o nosso amado país ainda não produz opções que satisfaçam as nossas necessidades.
Como podem compreender fiquei a remoer neste casual acontecimento e a perguntar-me a mim mesma de que forma se pode convencer várias empresas distintas a fabricar produtos de maior qualidade, que têm que passar por processos mais rigorosos de produção, controlo de qualidade e certificação, de forma a poderem levar aqueles importantes selos que nos informam das suas excelentes características mas que, ao mesmo tempo, lhes aumentam consideravelmente o preço e diminuem a sua aceitação no mercado.
Isto num país com sérias dificuldades económicas que não está, nem de perto, tão evoluído como a França...
Será então assim tão mau comprar produto estrangeiro quando eles são dos únicos com as características que buscamos?

É algo para todos pensarmos...

Vou apenas acrescentar que o nosso país produz alguns produtos de excelente qualidade, ainda assim há outros nos quais fica muito aquém. 

1 comentário:

  1. como querem que consumimos nacional, quando em tempo de crise temos produtos estrangeiros de melhor qualidade e com preços competitivos... Infelizmente, os nossos produtos nacionais são carissimos, ao contrario dos outros.. como querem que o nosso pais sobrevive com essa volta de competividade...

    ResponderEliminar